Skip to main content

Porto Alegre na marca do pênalti: debatendo a Copa do Mundo

By 16/05/2012dezembro 7th, 2017Eventos
Porto Alegre na marca do pênalti: debatendo a Copa do Mundo
Porto Alegre na marca do pênalti: debatendo a Copa do Mundo

Porto Alegre será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É nesse contexto que um conjunto de questões pode ser feito sobre a “renovação” da cidade como preparação para o megaevento esportivo, relacionadas à gestão urbana, aos impactos das obras e ao legado que ficará para a sua população. O Observatório das Metrópoles promove, no dia 17 de maio, o encontro “Porto Alegre na marca do pênalti: debatendo a Copa do Mundo”, como atividade do projeto de pesquisa “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 nas metrópoles brasileiras”.

Como Porto Alegre está se preparando para a Copa do Mundo de 2014? Quais as principais ações dos agentes políticos, econômicos e sociais no processo de preparação da cidade para o megaevento? Quais os legados da Copa do Mundo para a população de Porto Alegre? Como a gestão urbana está respondendo às exigências da organizadora Fifa? Quais os principais impactos das obras da Copa sobre as populações locais? Essas e outras questões serão discutidas no debate organizado pelo Observatório das Metrópoles – núcleo Porto Alegre.

O evento será realizado no dia 17 de maio, às 19 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Avenida João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre/RS).

Participantes do Debate:

– Luiz Gonzaga da Silva Gegê (Fórum Nacional de Reforma Urbana)
– Leandro Anton (Comitê Popular da Copa do Bairro Cristal)
– Associação Software Livre

Coordenação: Prof. Paulo Roberto Rodrigues Soares
Departamento de Geografia/UFRGS, Observatório das Metrópoles, Núcleo POA)