Bolsa Arquitetura e Urbanismo no LabCidade (FAU/USP)

O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolve projetos de pesquisa na área de política urbana, direito à cidade e à moradia, com equipes multidisciplinares de pesquisadores, incluindo áreas como arquitetura e urbanismo, geografia, direito, ciências sociais, antropologia, entre outras.

Dois projetos estão em curso hoje no laboratório: “Territórios populares: reestruturação territorial, desigualdades e resistências nas metrópoles brasileiras”, no âmbito do ObservaSP, conhecido publicamente por seu blog; e o “Observatório de Remoções”. Ambos são desenvolvido em rede com outros parceiros em Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, São Bernardo, São Paulo.

A produção e disseminação de conteúdo qualificado voltado não apenas para especialistas e profissionais da área, mas também para o público em geral, é um dos desafios dos projetos desenvolvidos no laboratório, em acordo com o objetivo de monitorar, analisar e propor políticas na área do desenvolvimento urbano, sempre na perspectiva do direito à cidade.

No momento, o LabCidade busca estudantes de graduação e pós-graduação (mestrandos ou doutorandos) nas áreas de ARQUITETURA e URBANISMO, DESIGN, ENGENHARIA, GEOGRAFIA e afins ─, para atuarem no âmbito da coleta, organização de informação territorializada através de geoprocessamento e de mapeamento participativo nos projetos em curso.

Atualmente o LabCidade desenvolve diversas formas de organização de informação territorializada, através de geoprocessamento e de mapeamento participativo. Os projetos em curso são ricos em cartografias digitais, elaboradas a partir de raspagem de dados por exemplo, e cartografias sociais.

Um deles é o mapeamento participativo das remoções na Região Metropolitana de São Paulo, resultado do trabalho do Observatório das Remoções em parceria com movimentos sociais, universidades e organizações juridicas (http://observatorioderemocoes.com/mapeamento-participativo/).

Buscam-se candidato/a/s que:

– Colaborem com os processos de mapeamento participativo: organizar dispositivos, participar das oficinas e sistematizar as informações e percepções cartográficas;

– Contribuam no desenvolvimento de cartografias associadas às estratégias de pesquisa e de comunicação do Laboratório;

– Dominem ténicas de raspagem de dados para pesquisas científicas. É desejável que tenham experiência em programação;

– Tenham familiaridade com redes sociais, blogs, sites e outras mídias;

– Tenham conhecimentos básicos em webdesign, com domínio em ferramentas de design (Photoshop, Illustrator, Indesign, entre outras);

– Dominem ferramentas de geoprocessamento, como QGis, Carto, MapBox;

– Tenham afinidade com a pauta do direito à cidade, com ativismo, como participação crítica em campanhas de mobilização e em processos de capacitação sobre temas de interesse público. É altamente desejável uma trajetória que incorpore a compreensão crítica dos processos urbanos contemporâneos;

– Tenham organização, pró-atividade, capacidade de trabalhar em equipe e de coordenar equipe e atividades de comunicação desenvolvidas no laboratório.

___________________________________________________

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho é de 20 horas presenciais semanais, no LabCidade, localizado no prédio da FAUUSP, campus Butantã, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados receberão bolsa de estudos de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado e, caso já possuam bolsa CNPQ/Capes ou FAPESP nestas categorias, receberão complemento de bolsa de estudos e não poderão ter outra atividade remunerada, com exceção de atividades didáticas até 4 horas aula semanais.

Solicitamos que os interessados enviem, até dia 01/03/2018 para o e-mail labcidadefau@gmail.com, com o título da mensagem “Seleção georreferenciamento, mapeamento participativo e raspagem de dados – LabCidade 2018”:

1. Currículo (especificando domínio em idiomas estrangeiros);

2. Dois exemplos de sua produção e atuação nas habilidades acima descritas.

O candidato passará por uma pré-seleção e os pré-selecionado/a/s serão convocado/a/s para uma entrevista na semana do dia 05 a 09 de março. Estima-se o início dos trabalhos em março / abril.

Para mais informações, acesse o site do LabCidade (FAU/USP).

 

Tags: , , , , ,