Voltar

Goiânia

O Observatório das Metrópoles Núcleo Goiânia remonta ao ano de 2001, quando o prof. Aristides Moysés (PUC Goiás), na condição de servidor público da Secretaria Municipal de Planejamento de Goiânia, participou, a convite do prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ), de uma reunião, em Porto Alegre, do grupo que na ocasião se reunia em torno do projeto “Território, coesão social e governança democrática”, fomentado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX/CNPq (2001-2005).

Foi o primeiro passo para que a Região Metropolitana de Goiânia viesse a fazer parte da rede de pesquisa Observatório das Metrópoles, parceria formalizada no ano de 2002, com a celebração de um convênio, com duração de quatro anos, entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ e instituições de ensino superior goianas: Universidade Católica de Goiás (hoje PUC Goiás) – a coordenadora; Universidade Federal de Goiás – UFG; Universidade Estadual de Goiás – UEG; Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Goiás (hoje IFG), além da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goiânia (hoje SEPLANH).

Ao longo da sua história, o Núcleo Goiânia atuou fortemente para o desenvolvimento científico do Estado de Goiás, promovendo o engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior goianas; estimulando a produção científica; oportunizando a participação em eventos regionais, nacionais e internacionais; contribuindo para a formação e fixação de jovens pesquisadores; além da atuação em capacitação, avaliação e monitoramento de políticas públicas, entre outras atividades que atestam o crescimento e preponderância do Núcleo Goiânia.

Como objeto de pesquisa, o Núcleo Goiânia se propôs a desenvolver projetos para estudar a dinâmica urbana de Goiânia e sua Região Metropolitana. Secundariamente, o aglomerado urbano também expressivo do Estado de Goiás, como o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília. Estes núcleos urbanos, a partir dos anos 1970, sofreram grandes alterações em seu processo de ocupação, quer seja pela produção de commodities em decorrência das exigências produtivas do agronegócio, quer seja pela formação de novos espaços urbanos e crescimento da urbanização, a partir dos anos 1990, causando fortes impactos ao bioma Cerrado.

A sede do Núcleo Goiânia, atualmente, está alocada no Instituto de Estudos Socioambientais – IESA, da Universidade Federal de Goiás – UFG; o núcleo é coordenado pela profa. Celene Cunha Monteiro Barreira (IESA/UFG), juntamente com Aristides Moysés e Elcileni de Melo Borges (SEDI/GO). Além desses pesquisadores, compõem a coordenação do Núcleo Goiânia, de forma auxiliar, os professores/pesquisadores Marcos Bittar Haddad (FANAP), Débora Cunha (FCS/UFG), Patrick Zechin (FAU/UEG) e Lucia Morais (MDPT/PUC-GO).

A produção do Núcleo Goiânia contou com estudos e pesquisas, como: artigos, capítulos de livros, pesquisas com bolsas de fomento, teses, dissertações e relatórios técnicos para o Governo do Estado de Goiás. Atualmente (2020) o Núcleo Goiânia está inserido na Linha III de pesquisa do INCT, intitulado “Direito à Cidade, Cidadania e Governança Urbana“, tendo como foco os estudos sobre Regimes Urbanos. A equipe é formada por diferentes profissionais que estudam as temáticas urbanas, como: geógrafos, arquitetos urbanistas, economistas e cientistas sociais; colaborando para uma formação e olhar holístico sobre os temas urbanos.

Dentre os destaques para as pesquisas atuais estão:

  • (2014) Projeto proposto pelas equipes do IESA/UFG e da PUC Goiás, intitulado “Produção habitacional contemporânea: impactos na reconfiguração urbana e socioespacial da Região Metropolitana de Goiânia” (sob a coordenação da profa. Drª Celene Barreira e supervisão da Drª Elcileni Borges). Este projeto foi selecionado para obtenção de apoio financeiro no Edital Universal FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, Chamada Pública Nº 07/2014 (Processo nº 15234), para realização de pesquisa de campo nos empreendimentos habitacionais construídos por programas públicos no período recente (Crédito Solidário, PAC 1, MCMV e MCMV-Entidades), através de aplicação de questionário para Avaliação Pós-Ocupação (APO). O plano de trabalho prevê a produção/editoração de dois livros sobre a temática habitacional/metropolitana na RM de Goiânia;
  • (2016) Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, contrato feito com a UFG/IESA pelo Governo do Estado de Goiás (SEDI), com equipe de pesquisadores da UFG/PUC Goiás. Este projeto encontra-se em fase final de elaboração (2016- 2020), aguardando reativação do contrato.

O Núcleo Goiânia possui o envolvimento de significativo número de alunos de iniciação científica, estímulo à inserção de jovens em programas de pós-graduação, em cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; contribuindo para fixação e absorção destes novos doutores como professores, pesquisadores e profissionais em diferentes instituições de Goiás e de outras Unidades da Federação.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG);
  • Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goiânia (SEPLANH).

COORDENAÇÃO REGIONAL

Aristides Moysés
(PUC Goiás)
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS 

PESQUISADORES COLABORADORES