INCT Observatório amplia e consolida sua inserção internacional

No decorrer de 2010, o INCT Observatório das Metrópoles consolidou iniciativas que resultaram em um saldo bastante positivo, em especial no âmbito das relações internacionais estabelecidas em torno da rede de pesquisa do campo da gestão metropolitana. A inserção e o alcance internacional obtidos pelo Observatório, na primeira etapa do Programa INCT, deram-se através das modalidades  Intercâmbio, Cooperação Acadêmica, Cooperação em Projetos Comparativos e Discussão de Projetos em Construção.

 Confira abaixo os projetos e instituições envolvidas:

INTERCAMBIO em atividades que efetivaram um estreitamento de laços acadêmicos entre docentes, pesquisadores e estudantes, visando a complementaridade de ações, troca de experiências e o enriquecimento técnico, científico e cultural; a promoção de cursos, seminários e encontros de trabalhos; o desenvolvimento de estudos e pesquisas conjuntos; a promoção de publicações de trabalhos científicos (8 projetos):

(i) The University of Texas/School of Public Affairs e UFRJ/IPPUR; Interlocução Acadêmica através de palestras com o professor Robert Wilson, membro do conselho consultivo INCT.

(ii) Asociación de Universidades Grupo Montevideo e UFPR; Interlocução com pesquisadores, em particular de Buenos Aires, Santa Fé – Rosário, Córdoba e Tucuman sobre a questão metropolitana. Objetivando a proposição de um estudo comparativo das metrópoles de segundo nível hierárquico em ambos os países.

(iii) University of Ghent/Department of Sociology e USP/FAU; Orientação do estudante de doutorado Frederik Van der Gucht, através do Programa Erasmus Mundus 17, sob orientação do Prof. Dr. Raf Vanderstraeten.

(iv) Universidad Catolica de Chile/Estudios Urbanos e UFRJ/IPPUR; Interlocução Acadêmica através de palestras com o professor Carlos Mattos, membro do conselho consultivo INCT.

(v) Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e PUC/SP, USP, UNICAMP, UFCE, UFSE e UFAM – Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos; Acordo interinstitucional através da participação de pesquisadora Observatório das Metrópoles-SP na Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, coordenada pelos professores doutores Carlos Fortuna do CES, Universidade de Coimbra e Rogério Proença Leite da Universidade de Sergipe. Período 2006 a 2012. Programas de Cooperação Bilateral do CNPQ.

(vi) Rede Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território e UFRJ/IPPUR;

Participação no GT “Transformações Urbanas e Metropolitanas”, comparando as dinâmicas territoriais contemporâneas nas metrópoles da América Latina. A partir desse grupo, coordenou-se a instalação de novo grupo de trabalho sobre “Cidades Médias”, que deverá desenvolver uma reflexão mais particular ao tema, sem, contudo dissociar-se das dinâmicas metropolitanas. Os próximos encontros da Rede acontecerão no Brasil, em 2012 e 2014.

(vii) ISA-RC 21 SP Conference 2009 e UFRN/NESAT; realização, organização do evento, além da coordenação do GT “International perspectives on housing problems and policies”.

(viii) UGI – União Internacional de Geografia/2009-2010e FRN/NAPP. Interlocução Acadêmica Coordenadoria da Session 3B: “Tourism and Marginalization”, da Commission on Marginalization, Globalization and Regional and Local Responses International Conference 2009: Critical Issues of Marginalization in Globalizing World and in the South in Particular, em 7 de julho de 2009. Shah Alam – Malásia.

COOPERAÇÃO ACADÊMICA em iniciativas específicas em projetos de investigação científica (6 Projetos):

(i) Universidade de Coimbra/CES e PUC-SP/PEPG Ciências Sociais; Publicação de Livro em parceria. Programas de Cooperação Bilateral do CNPQ.

(ii) Universidade Autônoma de Madrid/Grupo de Ecologia Humana e Ecologia Urbana e Universidade Estadual Maringá/PPG Geografia; Pesquisa em Cooperação Técnico-Científica

(iii) Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior Técnico e Universidade de São Paulo/FAU; Disciplina em cooperação com Professora visitante do mestrado em Engenharia do Território, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, período 2009-2010.

(iv) Universidade de Lisboa/ Instituto Superior Técnico; Universidade Mackenzie/PPGAU e PUC-SP/PEPGCS; Coordenação da disciplina de Pós-Graduação “Questões da Cidade Contemporânea: Novas Estratégias de Planejamento e Gestão”, ministrada regularmente em cooperação.

(v) Université François Rebelais – Tours – France/ Centre Interdisciplinaire Cites, Territoires, Environnement et Sociétés – CITERES  e  UFRN/PGCS; Disciplina em cooperação e intercâmbio.

(vi) Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Geográficos e UFRN/CCHLA-DPP; Pesquisa Comparativa coordenada pela pesquisadora Portuguesa Fernanda Cravidão e pelo pesquisador brasileiro Márcio Moraes Valença.

COOPERAÇÃO EM PROJETOS INTERNACIONAIS através de consultorias realizadas por pesquisadores do Observatório (2 Projetos):

(i) UN-Habitat e Observatório das Metrópoles; Colaboração Técnico-Científica à Relatoria Especial da Organização das Nações Unidas – ONU, para o Direito à Moradia adequada.

(ii) UN-Habitat e Observatório das Metrópoles; Colaboração Técnico-Científica ao Observatório Urbano Mundial.

PROJETOS COMPARATIVOS visando estudos analíticos acerca de diversas localidades (10 projetos)

(i) Universidade Frederico II (Italia)/LEAS – Laboratório de Ergonomia Aplicada e Experimenta,  Setor de Urbanismo, Centro Histórico da Prefeitura de Genova e PUC-SP/ PEPGCS;  Pesquisa: “Sustentabilidade e inclusão social nas cidades: análise comparativa de políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio cultural” Edital Universal -2008/10-CNPQ.

(ii) Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS/Géographie-cités e UFC/PPGG; Pesquisa: “Eurobroadmap: Visions of Europe in the world 2009-11 sobre representações européias no mundo, envolvendo 13 instituições universitárias e centros de pesquisa.

(iiiUniversity of Oslo (Noruega), Brown University (USA), CEBRAP e PUC-SP/Depto. de sociologia; Pesquisa “Cities against Poverty “ 2010-13. Research Council of Norway.

(iv) Universidad Complutense de Madrid/Dept.  de Sociologia e Universidade Estadual de Maringá/PPGCS.Pesquisa: Programa de Habitação de Interesse Social em Madrid e em Maringá.

(v) Institute of Transport Economics /Norwegian Centre for Transport Research e UFRN/PPEUR. Projeto: LASEC-A segurança na América Latina e os efeitos sobre a sociedade, moradores e turistas.

(vi) Universidad Catolica de Uruguay/Grupo de Estudios sobre la  Segregación Urbana e IPPUR/UFRJ.Projeto: Colaboração em Pesquisa e na realização de eventos científicos, pesquisa comparativa e publicação livro (Cidade contra escola. 2009).

(vii) Universidad Autônoma Metropolitana – Unidade Xochimilco/ PPGCA e UFRJ/IPPUR, FAU/USP e PUC-SP.Projeto comparativo Metropolis de América Latina: Valle de México, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.

(viii) Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais e UFRJ/IPPUR; Pesquisa Comparativa “Metropole, Cultura Política e Cidadânia” e Publicacao livro em parceria.

(ix) University of Toronto/ Global City Indicators Facility Program/GCIF e UNB/PPG FAU.

 Projeto Banco de dados de metrópoles mundiais.

(x) India/Brazil/South Africa (IBSA) Cooperation e Observatório das Metrópoles. Realização de workshop visando a formação de uma Universidade Internacional. Colaboração Técnico-Científica.

PROJETOS EM CONSTRUÇÃO os quais se encontram em fase de interlocução entre as partes no intuito de estabelecer as normas legais para os acordos a serem firmados em prol do pleno desenvolvimento dos objetivos dos projetos (7 Projetos).

(i) Universitat de Barcelona/Facultat de Economia i Empresa UFRN/PPEUR. Projeto de pesquisa em cooperação com o Grupo de Sostenibilidad y Desarrollo – Jesús Vicens Vich que resulte no Instituto Internacional da Sustentabilidade Urbana. http://sites.google.com/site/sostenibilidadydesarrollo/

(ii) Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais e UFRJ/IPPUR. Projeto: Observatório das Metrópoles Luso-Brasileiras

(iii) Universidad Católica de Chile e UFRJ/IPPUR. Projeto: Observatório das Metrópoles do Mercosul.

(iv) Universidade Técnica de Lisboa/Faculdade de Arquitetura e UFRGS/PPG Sociologia. Projeto metrópoles Lusófonas: Gênese e padrões de dispersão urbana, uma perspectiva comparada.

(v) IESA/CSIC – Espanha e UFRGS/PPGSociologia. Projeto: Experiências do Orçamento Participativo no Brasil.

(vi) Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Brasília. Projeto: Dispersão Urbana e Qualidade de Vida nas Cidades.

(vii) Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Brasília. Projeto: Qualidade e Sustentabilidade Ambiental Urbana

 

 

Tags: ,