Participação do Observatório na XI Conferência das Cidades

A pesquisadora do Observatório das Metrópoles, coordenadora do núcleo de Maringá, Ana Lúcia Rodrigues, participou como representante da rede nos dias 7 e 8 de dezembro da XI Conferência das Cidades, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados.
Participou do Painel II – Condicionantes Econômicos e Socioambientais, com o objetivo de “apresentar os condicionantes internos e externos para o desenvolvimento urbano e o enfrentamento das desigualdades de renda, espacial e de oportunidades no Brasil”.
Segundo a agência de notícias da Câmara, a representante do Observatório destacou na sua apresentação que o adensamento das grandes cidades está gerando metrópoles sem coesão e planejamento. “Os próprios cidadãos resolvem os problemas de mobilidade e de moradia. Daí surgem favelas e ocupações irregulares”, explicou.
Ela defendeu a adoção urgente de políticas capazes de solucionar o problema da ocupação das cidades e destacou que o Brasil passa por um momento bastante oportuno para o planejamento urbano. “Estamos passando por uma transição demográfica, em que a demanda por serviços e moradias nas cidades tende a se estabilizar”, comentou.
Eixos centrais da exposição:
•    O Brasil é um país urbano, um país de grandes cidades e, mais do que isso, é metropolitano, multi-escalar, complexo e diversificado.
•    Desafios:
1.    O primeiro desafio está relacionado à coesão social, frente à crescente crise de sociabilidade, buscando contribuir com o rompimento da reprodução da desigualdade;
2.    Reorganizar o território a fim de criar uma dinâmica de crescimento que não reproduza a precariedade habitacional e de mobilidade;
3.    Oferecer oportunidades educacionais
4.    Transformar a forma de se fazer política nas metrópoles brasileiras
5.    Estabelecer critérios técnicos para a criação de regiões metropolitanas no país
6.    Incluir a metrópole no pacto federativo.
7.    Transformar a forma de se fazer política nas metrópoles brasileiras
8.    Criar mecanismos para romper a sub-representação das regiões metropolitanas na constituição dos parlamentos
9.    incluir a metrópole no pacto federativo.
10.    estabelecer critérios para a criação de regiões metropolitanas no país
 

Tags: ,