Poster For Tomorrow – Igualdade de Gênero Já!

Presente em cinco continentes e com 80 exposições em 55 países, o projeto Poster For Tomorrow chega ao Rio de Janeiro trazendo a exposição “Igualdade de Gênero Já!”, levantando a questão dos direitos das mulheres e a criação de uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais para ambos os sexos. Entre 2780 posters enviados por artistas do mundo inteiro, a exposição apresenta os top 100 eleitos por um júri internacional. Em 2013 o concurso de posters da 4tomorrow traz como tema o “direito à moradia”, com o título: “Uma casa para todos. Um lugar para viver, não para dormir”.

Poster For Tomorrow (ou Cartaz para Amanhã) é o principal projeto da 4tomorrow, uma organização independente, sem fins lucrativos, com sede em Paris. O objetivo do projeto é incentivar as pessoas, dentro e fora da comunidade de designers, a fazer cartazes para estimular o debate sobre questões que afetam a sociedade. Nas duas edições anteriores, a 4tomorrow recebeu mais de 4.000 cartazes de 81 países e realizou mais de 70 exposições em cinco continentes.

O trabalho da 4tomorrow começou em 2009 como forma de um grupo de designers chamar a atenção para os tipos de censura que existem no mundo; em seguida o movimento cresceu internacionalmente para fazer campanha em prol da liberdade de expressão de homens e mulheres; e, mais tarde, para a abolição da pena de morte.

A organização escolhe cartazes porque, em um nível básico, eles são fáceis de fazer e distribuir. Em um nível mais amplo porque é uma plataforma atraente e acessível para expressar pensamentos, envolver as pessoas no debate e gerar discussão em todo o espectro da sociedade.

Poster For Tomorrow no Rio de Janeiro

A exposição estreou no dia 28 de Janeiro no Rio de Janeiro e vai até o dia 02 de Fevereiro, na galeria Casamata, no espaço Comuna, no bairro de Botafogo. A entrada será gratuita no dia 28 e em todos os outros dias para quem for para a exposição.

Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de conscientização e de construção de uma sociedade melhor e mais justa.

Exposição

29/01 – 12h às 19h

30/01 a 02/02 – 12h às 22h

Galeria Casamata – Espaço Comuna

Rua Sorocaba, 585 – Botafogo – Rio de Janeiro

 

Uma casa para todos: concurso em 2013

A 4tomorrow anuncia o seu concurso anual para projetos sociais de comunicação. O site estará aberto para receber inscrições de designers e estudantes de design de todo o mundo a partir 10 de março. O prazo para inscrições é 10 julho de 2013.

Uma casa para todos: Um lugar para viver, não para dormir

“Casa” significa algo diferente para todos nós. O lugar onde crescemos, o lugar onde vivemos no momento, o lugar que vêm para relaxar ou entreter nossos amigos depois do trabalho. Mas a casa continua a ser um sonho distante para muitas pessoas, um lugar para aspirar, enquanto eles tentam ganhar a uma existência em sub-padrão de acomodação ou dormem nas ruas porque não têm outro lugar para ir. Mas essa realidade não precisa ser assim.

As Nações Unidas consagrou o direito de cada homem, mulher e criança ter um lugar para viver. Não um lugar para abrigo dos elementos, mas um lugar para viver em segurança e “em paz e dignidade”. Esse é o tema do Post for Tomorrow em 2013: o direito universal à habitação. É um enorme problema, e é por isso que vamos estar se aproximando é um pouco diferente este ano. Haverá um tema central como de costume; mas a cada mês a partir de fevereiro até junho será lançado um tema novo abordando um aspecto diferente do problema: causas, fatos, conseqüências e soluções.

Mas, por agora, gostaríamos de convidá-lo a se concentrar em uma coisa: o direito à moradia.

Quer conhecer mais sobre o projeto e saber como foram os outros anos? Entra aqui e fica por dentro: http://www.posterfortomorrow.org/

Última modificação em 30-01-2013 20:38:35

 

Tags: , , ,