Voltar

Rio de Janeiro

O Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro, então intitulado Observatório de Políticas Urbanas e Gestão Municipal, tem a sua origem em 1992, com o convênio de parceria firmado entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Federação dos Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE), para o qual contamos com o apoio da Fundação Ford no desenvolvimento da pesquisa “Questão Urbana, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas. Avaliação do Programa Nacional da Reforma Urbana”. Nesta pesquisa pudemos examinar os modelos de gestão urbana traduzida na nova institucionalidade dos municípios após a Constituição Federal de 1988.

Posteriormente, com o apoio do Banco Mundial, desenvolvemos o projeto “Avaliação da Conjuntura Social e do Desempenho das Políticas Públicas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, cujo objetivo principal foi analisar as transformações do quadro de carência e desigualdades sociais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) ao longo da década de 80, com base nos dados espacialmente desagregados das PNAD’s. A sua execução permitiu-nos experimentar o uso da metodologia da tipologia socioespacial e aprofundar a experiência de construção, uso e difusão de técnicas de indicadores sociais para análise das desigualdades intrametropolitanas.

A partir de 1996 desenvolvemos o projeto “Impactos Metropolitanos da Política de Ajuste e da Reestruturação: o caso do Rio de Janeiro”, como parte do Programa de Ação Social instituído pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Financiadora Nacional de Projeto (FINEP), cujo escopo foi ampliado para São Paulo e Belo Horizonte em 1997, incorporando ao Observatório das Metrópoles novos parceiros para o desenvolvimento do projeto “Metrópoles, Desigualdades Socioespaciais e Governança Urbana: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte” inserido no PRONEX/CNPq.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    • Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)
    • Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    • Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS)
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    • Centro de Ciências do Homem
  • Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

PROJETOS EM EXECUÇÃO

PUBLICAÇÃO

Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana

COORDENAÇÃO REGIONAL

Marcelo Gomes Ribeiro
(UFRJ)
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES