Semana PUR: Rio 450 anos de desigualdade

A XXI Semana de Planejamento Urbano e Regional 2015 acontece, nos dias 14 e 18 de dezembro, no Auditório do IPPUR, e traz como tema “Rio 450 anos de desigualdade”.

Sonhar a cidade. Muitos antes de nós já o fizeram, mas a cidade parece sempre resistir aos sonhos. Se assim é iremos desistir de nossos devaneios? Certamente não. Por isso mesmo vamos brincar de pensar o que poderia ser a boa cidade, o que pode ser a feliz-cidade. E como brincar diz respeito a lidar com a realidade em sua dimensão lúdica, mãos-à-obra. A idéia, então, é aproveitar a Semana Pur para experimentar o “poder” de fazer a cidade. Sim podemos fazê-lo… vamos meter a mão na massa e deixar a imaginação fluir. Mas de que estamos falando? De uma oficina prática que realizaremos junto com a artista multimídia Giovana Zimermann, que é nossa pesquisadora de Pós-Doc.

A oficina intitulada “Cidade dos Afetos” consistirá da realização coletiva de uma maquete construída com massa de modelar colorida. Depois de discutir sobre o formato urbanístico para a “Cidade dos Afetos”, será a vez de construir o cenário lúdico e afetuoso contido no imaginário dos participantes: uma cidade de trocas, de memórias, de desejos, de símbolos…

Na obra As cidades e o céu, alguém espia através dos cercados, vê guindastes, armações, traves que escoram outras traves, então pergunta: qual é o sentido de tanta construção? Onde está o plano, o projeto? Sem responder as indagações os trabalhadores cessam ao pôr-do-sol, e quando a noite cai sobre os canteiros de obras, revela-se o projeto: o de uma noite estrelada.

Para mais informações, acesse o site do IPPUR.

Última modificação em 09-12-2015 15:20:07

 

Tags: , , , , ,