Violência nas escolas e sua relação socioespacial

Equipe do Núcleo Maringá com alunos da Rede Pública

O projeto “Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais de Sarandi/PR”, idealizado pelo Núcleo Maringá (RMM/UEM) do Observatório das Metrópoles, é um dos selecionados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR) por meio do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF). Segundo a professora Ana Lúcia Rodrigues, a continuação desse projeto possibilitará o atendimento de mais de 1,2 mil alunos das escolas públicas estaduais em atividades de pesquisa e extensão.

Projeto de extensão do Observatório das Metrópoles

Núcleo RMM/UEM é selecionado pela SETI/PR

Projeto do Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá (RMM/UEM) é selecionado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR), Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), por meio do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF). O resultado foi divulgado no início desse mês (07 de outubro).

Segundo a coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Ana Lúcia Rodrigues, salienta que é um importante projeto de extensão que foi contemplado e dá continuidade as atividades do “Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais de Sarandi/PR”, desenvolvimento entre 2015 e 2016.

“A continuação desse projeto em Sarandi é muito importante, pois, possibilita ao Observatório das Metrópoles atuar junto a mais de 1,2 mil alunos das escolas públicas estaduais em atividades de pesquisa e extensão”, conta Ana Lúcia. Conforme a coordenadora, as principais vítimas das desigualdades sociais são os jovens que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, o que causa o abandono dos estudos de grande parte dos estudantes ainda nos primeiros anos do Ensino Médio.

O objetivo geral do projeto de extensão é intervir com os alunos, visando a redução dos impactos identificados como resultantes do processo de vulnerabilização e violência a que estão submetidos.

A relação dos projetos aprovados divulgada pela SETI pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://www.seti.pr.gov.br/arquivos/File/USF/informativo02.pdf.

 

Com informações de Lilian Chirnev, Assessora de Comunicação do Núcleo Maringá (RMM/UEM)

 

Tags: , ,