O Núcleo de Estudos e Políticas Públicas (Publicus/UFMG) promove, no período de 12 a 14 de novembro de 2013, o 2º Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas. O evento tem como propósito reunir pesquisadores nacionais e internacionais, gestores públicos, representantes de organismos internacionais e estudantes com o objetivo de promover um debate das principais questões que constituem a agenda contemporânea no campo da gestão e das políticas públicas. Um dos destaques são as Sessões Temáticas com os temas: Tendências e desafios atuais da gestão pública; Federalismo, gestão local e metropolitana e políticas públicas; Análise de políticas públicas.

O 2º Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas dá continuidade à proposta de institucionalizar esse evento no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais como uma promoção do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas – Publicus.

O 1º Seminário ocorreu em 2010 e contou com o apoio do CNPq, CAPES, FAPEMIG e UFMG e teve a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre professores, estudantes de diferentes níveis e gestores públicos. O seminário tem como objetivo criar um espaço para debate e troca de experiências entre pesquisadores, grupos e instituições que têm como foco o estudo de gestão e políticas públicas. Esse campo tem se expandindo intensamente no Brasil, o que se expressa na produção acadêmica crescente, em número e densidade analítica, e nos inúmeros cursos de graduação e pós-graduação que têm sido criados em diferentes unidades da federação e em diversas instituições tendo como referência o que vem sendo denonimado de “campo de públicas”. Com essa expressão busca-se denominar a constituição de um campo específico no âmbito das ciências sociais e na formação profissional, e que tem como objeto ou foco as atividades voltadas para o interesse público, sejam no âmbito governamental ou societário. O crescimento do campo indica a necessidade de eventos específicos que permitam ampliar o debate na área.

O Seminário pretende contribuir para preencher essa lacuna e tem como propósito reunir pesquisadores nacionais e internacionais, gestores públicos, representantes de organismos internacionais e estudantes com o objetivo de promover um debate das principais questões que constituem a agenda contemporânea no campo da gestão e das políticas públicas. De caráter híbrido, pretende contemplar tanto a discussão de caráter teórico quanto estudos empíricos, bem como depoimentos de gestores públicos do vários níveis de governo. Nesta perspectiva, considera-se que o 2º Seminário permitirá a difusão de conhecimento e de práticas em temas centrais da gestão e políticas públicas, podendo contribuir para o estabelecimento de uma rede de parcerias para estudos e pesquisas.

Para mais informações, acesse: http://seminariopublicus.com/

 

Última modificação em 15-10-2013 16:59:16