31ª RBA: Direitos humanos e Antropologia em ação

A Associação Brasileira de Antropologia e a Universidade de Brasília divulgam a chamada para submissão de trabalhos para a 31ª Reunião Brasileira de Antropologia. O encontro será realizado entre 9 e 12 de dezembro de 2018 e traz como temática geral “Direitos Humanos e Antropologia em Ação”.

A temática da Reunião visa refletir sobre a atual situação e o futuro dos Direitos Fundamentais inscritos na Constituição de 1988, já que estão em risco os direitos ao reconhecimento e à territorialidade de indígenas, quilombolas e povos tradicionais, e aos direitos ambientais.

Da mesma forma, o Congresso Nacional alcunhou o conceito de gênero de “ideologia de gênero” e retirou do Plano Nacional de Educação 2014/2020 as referências a procedimentos e medidas educacionais que visavam combater a discriminação de gênero. Deixou-se assim a descoberto no Plano educacional, ganhos importantes das movimentações sociais feministas, das movimentações pelos direitos à diversidade sexual, e das movimentações sociais pelo combate ao racismo que, de forma múltipla e/ou compartilhada, estimulavam e consolidaram estudos da interseccionalidade de gênero, sexualidade, raça e classe.

Depois de vários anos, pela terceira vez, (a primeira em 1984, a segunda em 2000), a Reunião será realizada na Universidade de Brasília. De 2000 para cá expandiram-se os programas de pós-graduação, departamentos e unidades que incorporam antropólogos/as em seu corpo docente e que incorporam conhecimentos antropológicos no seu ensino. Em especial, expandiu-se a incorporação de estudantes indígenas e de estudantes  negros/as, pardos/as e de estudantes advindos das escolas públicas, nos cursos de graduação e nos de pós-graduação.

A 31ª RBA contará com o apoio relevante do Departamento de Antropologia e do seu Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) criado o Mestrado em 1972, e, em 1981, o doutorado. O PPGAS se orgulha em manter os níveis mais altos da avaliação da CAPES através da prontidão contínua de seus/suas docentes e discentes.

Haverá o apoio do Instituto de Ciências Sociais (ICS),  e de seus/suas docentes e discentes, o qual congrega os Departamentos de Antropologia (DAN), Sociologia (SOL) e Estudos Latino- Americanos (ELA). O ICS é responsável pelo curso de Ciências Sociais e suas habilitações em Antropologia (Bacharelado), Sociologia (Bacharelado) e Ciências Sociais (Licenciatura) e pelos  Programa de Pós-Graduação  em Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e  Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas.

VIII PRÊMIO ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS

O VIII Prêmio “Antropologia e Direitos Humanos: violências, ativismos e direitos” objetiva estimular, apoiar e divulgar trabalhos que versem sobre a contribuição da Antropologia para várias áreas relativas à temática dos Direitos Humanos.

Na categoria Trabalhos de Doutorado: apresentados por doutorando/as e doutores em Antropologia, associados/as à ABA, ou orientados/as por associados/as à ABA, cujos trabalhos apresentados ao prêmio foram produzidos ao longo do curso de doutorado entre 1 de janeiro de 2015 e 30 junho de 2018.

Na categoria Trabalhos de Mestrado: apresentados por mestrando/as ou mestres em Antropologia, associados/as à ABA, ou orientados/as por associados/as à ABA, cujos trabalhos apresentados ao prêmio foram produzidos durante o curso de mestrado, entre 1 de janeiro de 2015 e 30 junho de 2018.

Na categoria Trabalhos de Graduação: apresentados por graduando/as ou graduado/as em cursos de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Ciências Sociais Aplicadas associados/as à ABA na categoria associado/a aspirante, ou orientados/as associados/as à ABA, que tenham realizado o trabalho apresentado ao prêmio ao longo do curso de graduação, entre 1 de janeiro de 2015 e 30 junho de 2018.

Inscrições até: 01 de outubro de 2018

Divulgação do resultado: durante a 31ª RBA (de 09 a 12 de dezembro de 2018)

 

PLS – VII EDIÇÃO DO PRÊMIO CLAUDE LÉVI-STRAUSS

Modalidade A – Pôster:

Serão aceitos nesta modalidade trabalhos relativos a pesquisas antropológicas desenvolvidas em universidades brasileiras, em cursos de graduação, por estudantes associados/as à ABA na categoria associado aspirante e/ou orientados/as por professor/a associado/a à ABA.

O/a concorrente deverá quitar a inscrição da RBA para concorrer ao prêmio.

Inscrições até: 10 de julho de 2018

Divulgação dos trabalhos selecionados: 21 de setembro de 2018

Envio das versões digitais, via site da RBA, dos pôsteres aprovados até: 09 de novembro de 2018

Apresentação dos pôsteres durante a 31ª RBA: de 09 a 12 de dezembro de 2018

Divulgação do resultado: durante a 31ª RBA (de 09 a 12 de dezembro de 2018)

Modalidade B – Artigo:

O/a concorrente deverá quitar a inscrição da RBA para concorrer ao prêmio.

Inscrições até: 31 de julho de 2018

Divulgação do resultado: durante a 31ª RBA (de 09 a 12 de dezembro de 2018)

PPV – Prêmio Pierre Verger / IX Edição Ensaio Fotográfico e XII Edição Filme Etnográfico

Inscrições: 16 de abril a 01 de julho de 2018

Divulgação dos trabalhos selecionados: 30 de agosto de 2018

Envio por e-mail dos trabalhos selecionados (Filme Etnográfico) e envio pelos correios dos ensaios selecionados para exposição física (Ensaio Fotográfico) até: 05 de novembro de 2018

Divulgação do resultado: durante a 31ª RBA (09 a 12 de dezembro de 20

Para mais informações, acesse o site da 31ª RBA.

 

Tags: , ,