Skip to main content

As atividades do Fórum “Reforma Urbana e Direito à Cidade” (confira a publicação sobre a abertura fórum), realizado pelo Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles, ainda estão acontecendo , neste momento em sua fase presencial. O Fórum foi idealizado como forma de divulgação do livro de mesmo nome, integrante de uma coletânea de 17 obras publicadas pela rede de pesquisa.

Com o objetivo de discutir a garantia de Direito à cidade e a agenda de Reforma Urbana em Fortaleza junto a membros da sociedade civil e movimentos populares, foi realizado o quarto encontro no dia 29 de abril de 2023, presencial, na Associação de Moradores do Titanzinho. O tema “A defesa da ZEIS como instrumento de reforma urbana: Refletindo sobre a experiência da construção do PIRF na ZEIS Serviluz” foi exposto por Valéria Pinheiro (pesquisadora do LEHAB – UFC, integrante da Frente de Luta por Moradia Digna e autora do Capítulo 5 do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Fortaleza”); Professora Joisa Barroso (UNIFOR e UNIAteneu, e autora do Capítulo 4 do livro); e Joseane Damasceno, conselheira Gestora da Zeis Serviluz e integrante da diretoria da Associação dos Moradores do Titanzinho.

A exposição contou principalmente com relatos sobre o processo de elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) Prioritárias do Serviluz e do Mucuripe, destacando os desafios de se produzir um plano tão complexo em prazos curtos e as dificuldades para concretização das diretrizes trazidas no plano após sua finalização. Também foi apresentado brevemente o Plano Popular da ZEIS do Cais do Porto, área contígua àquelas aqui já citadas, como alternativa elaborada pela comunidade, já que não foi contemplada ainda com um PIRF. Lideranças comunitárias também relataram sobre os desgastes no dia a dia da luta e dos processos participativos, nas tratativas com a Prefeitura de Fortaleza, mas também das atividades da associação de moradores e suas conquistas para o território.

O debate pode ser assistido no canal do Youtube do LAPUR-UFC, laboratório integrante do núcleo Fortaleza, no seguinte link: youtu.be/69gfKRsOnJo.

Professora Clelia Lustosa, coordenadora do Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles, e mediadora do evento, apresentando o livro “Reforma Urbana e o Direito à Cidade: Fortaleza”. Ao seu lado, da esquerda para a direita, Joseane Damasceno, Valéria Pinheiro e Joisa Barroso.

Participantes do quarto encontro do Fórum, grupo composto principalmente por estudantes da Universidade Federal do Ceará e moradores da comunidade.

Valéria Pinheiro, em seu relato como representante da Frente de Luta por Moradia Digna.