Skip to main content

Na última quinta-feira, 16 de março de 2023, aconteceu a abertura do Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade, organizado pelo Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles (INCT-CNPq). O objetivo é divulgar a publicação de mesmo nome (disponível para download), fruto de experiências empíricas e teóricas dos pesquisadores do núcleo, e que integra uma coletânea de 17 livros publicados pela rede. Além disso, o fórum está sendo um espaço de troca entre a academia e sociedade civil, discutindo a reforma urbana e o direito à cidade na capital cearense.

O evento, realizado no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com um público de 120 pessoas, reuniu acadêmicos e agentes da política local para discutir o tema “Fortaleza como negócio e a precarização da vida cotidiana”. Os convidados, Prof. Dr. José Borzacchiello (UFC/PUC-RJ e autor do 1º capítulo do livro), Dra. Sheila Pitombeira (Procuradora do MPE Ceará) e Adriana Gerônimo (Vereadora pela mandata coletiva Nossa Cara), discutiram a desigualdade socioespacial em Fortaleza, elencando os principais agentes que monopolizam as tomadas de decisão na cidade, além de expor diversas situações nas quais o Direito à Cidade não está sendo garantido para as populações mais vulneráveis.

Abertura Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade, realizada em 16 de março de 2023.

Convidados da Abertura do Forum, Prof. Dr. José Borzacchiello (UFC / PUC-RJ e autor do 1º Capítulo do livro), Dra Sheila Pitombeira (Procuradora do MPE Ceará) e Adriana Gerônimo (Vereadora pela mandata coletiva Nossa Cara) (da esquerda para a direita.

O evento de abertura foi o primeiro de sete encontros que serão realizados ao longo do 1º semestre de 2023. O segundo encontro já aconteceu no último sábado, 18 de março, com a participação da Profª. Clélia Lustosa (coordenadora do Núcleo Fortaleza e autora do 2º capítulo do livro) e Rutenio Florencio (fundador do Instituto Pensado Bem), novamente com sucesso de público, com 100 participantes acompanhando o debate no formato online. Na ocasião, seguiu-se a discussão sobre “Desigualdades socioeconômicas, vulnerabilidade e negação ao direito à cidade”, com foco nas estruturas de oportunidade, como formas de interromper o ciclo vicioso de pobreza.

Rutenio, que recentemente expôs seu trabalho na Favela do Inferninho (Quintino Cunha) no programa Domingão com Huck, ilustrou a ONG como exemplo de estrutura de oportunidade, descritas por Clelia em seu texto do livro, promovendo atividades gratuitas de educação, esporte, sustentabilidade e qualificação profissional para mais de 400 famílias. Para conhecer mais sobre o trabalho do Instituto Pensando bem, acesse o link: institutopensandobem.com.

Beco do céu, projeto na Favela do Inferninho, realizado pelo Instituto Pensando Bem.

O próximo encontro será realizado em 1º de abril, também no formato online, com o tema “Desafios e novas possibilidades para a produção de alimentos na metrópole” e a participação da Profª. Iara Gomes (autora do 9º capítulo do livro). Os próximos encontros incluirão visitas aos territórios do Serviluz e do Bom Jardim, além de debates no formato online através plataforma Google Meet. A programação completa está sendo divulgada no Instagram do Lapur/UFC e também está disponível na plataforma Even3 (clique aqui).

O fórum é gratuito e aberto a todos que desejem participar, sem necessidade de inscrição. Porém, ao seu fim, a emissão de certificado (25h) é possível para aqueles que se inscreverem na plataforma Even3 (clique aqui) e completarem pelo menos 70% de presença nas atividades.

Realização: Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza | LAPUR-UFC | LEHAB-UFC

Apoio: Programa de Pós Graduação em Geografia | Departamento de Geografia UFC | Nupega – UFC | Universidade Federal do Ceará