Agência Pública: Morri na Maré – assista o minidoc

A Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo divulgou o mini-documentário “Morri na Maré”, filme realizado pelos jornalistas franceses Marie Naudascher e Patrick Vanier com financiamento coletivo. O minidoc mostra a violência em comunidade do Rio pelo olhar das crianças.

O INCT Observatório das Metrópoles republica os trabalhos da Agência Pública por acreditar no seu jornalismo pautado pela independência e pela produção com foco no interesse público. A Pública aborda grandes questões do país em suas reportagens priorizando o ponto de vista da população, visando assim o fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos.

Veja a seguir o mini-documentário “Morri na Maré”.

 

Morri na Maré

Marie Naudascher e Patrick Vanier

Desde o começo nós quisemos investigar o impacto da violência sobre as crianças da comunidade da Maré através do olhar delas mesmas. Ali ainda não tem UPP; as três facções do crime organizado (Terceiro Comando, Comando Vermelho, Amigos dos Amigos, e também milícia) dominam o território. Quando a polícia entra, sempre acontece um tiroteio com os traficantes.  A violência impacta diretamente as crianças, que, no mínimo, ficam sem aula: a maioria fecha as portas até a situação voltar “ao normal”.

Etiquetado como:

 

Morri na Maré from Agência Pública on Vimeo.