Análise do PIB das cidades-sedes da Copa (2007-2010)

Análise do PIB das cidades-sedes da Copa (2007-2010)

As cidades-sede da Copa do Mundo foram anunciadas em maio de 2009. Como exercício para verificar o crescimento econômico dessas cidades que passaram a receber investimentos para a Copa Fifa 2014, o pesquisador Paulo Roberto Soares realiza a comparação entre o PIB municipal de 2007 e o PIB municipal de 2010. E analisa a posição de cada cidade e sua participação no PIB total do país, bem como no PIB Industrial e no PIB de Serviços. A análise de Soares é um dos destaques do Boletim Copa em Discussão nº 17, periódico eletrônico editado pelo Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Projeto Cidade em Debate e LaDiMe.

Boletim Copa em Discussão nº 17

Por Patricia  Balinski

Dando continuidade ao trabalho de produzir e/ou divulgar informações, o boletim Copa em Discu$S/Ao deste mês apresenta um panorama do que foi notícia no mês de fevereiro, destacando o andamento das obras nos estádios em que ocorrerão jogos da Copa 2014. No caso específico do Paraná, é salientado o impasse entre Clube Atlético Paranaense e as empresas contratadas, em função do atraso no pagamento pelos serviços prestados.

Ainda no Paraná, a Lei Geral da Copa ganha um novo capítulo, afinal, o governo estadual enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para liberar a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa, além de delegar à FIFA a responsabilidade em definir o preço dos ingressos… Teremos direito à meia-entrada?

Buscando trazer elementos para a discussão dos aspectos econômicos da Copa 2014, o pesquisador Paulo Roberto Rodrigues Soares apresenta uma análise a partir dos dados de PIB das cidades-sede. Já a pesquisadora Lucimar Fátima Siqueira, traz importantes considerações sobre a concessão do Bônus Moradia para as famílias removidas em razão da obra da Avenida Tronco, em Porto Alegre. A pesquisadora demonstra os problemas associados a essa medida, indicando as dificuldades enfrentadas pelas famílias que aderiram ao programa.

E por fim, apresentamos informações a respeito da ampliação crescente dos custos das obras de mobilidade em Curitiba e a agenda de eventos e reuniões, destacando a retomada das reuniões das Câmaras Temáticas estaduais neste mês de março.

Acesse a edição nº do Boletim Copa em Discu$$ão aqui.

 

Última modificação em 20-03-2013

 

Tags: , , ,