No último dia 08, o Boletim Semanal do Observatório das Metrópoles foi contemplado com o 3º lugar na categoria “Institucional” no âmbito do II Prêmio RUBRA de Rádio Universitário. A premiação visa reconhecer emissoras de rádio, webrádios universitárias e produções sonoras de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em universidades públicas, privadas, comunitárias ou confessionais brasileiras.

A ideia de traduzir o conteúdo do boletim da rede para o formato em áudio surgiu em 2019, a exemplo de grandes jornais que disponibilizam um resumo das suas notícias em podcasts. A partir da edição nº 587, começamos a distribuição no formato de áudio através do Whatsapp e do Telegram. Em 2021, participamos da Chamada Pública para Seleção e Veiculação de Conteúdos na Rádio UFRJ e fomos selecionados para integrar a programação radiofônica.

No dia 20 de maio de 2021, o Boletim Semanal do Observatório das Metrópoles estreou na Rádio UFRJ. O programa, que tem cerca de cinco minutos de duração, é veiculado todas as quintas-feiras, às 14 horas, com reapresentação às 19 horas. Após a transmissão, o boletim é disponibilizado nos principais agregadores de podcast, como SpreakerDeezerSpotifyGoogle Podcasts e Apple Podcasts.

Com produção de Tuanni Borba (gestora de Comunicação do Observatório), edição de Hector Sousa e apresentação de Diene Ghizzo (jornalista, integrante da equipe de Comunicação do Observatório), o Boletim Semanal contém notícias sobre as produções da rede de pesquisa, procurando articular esse conteúdo com a conjuntura e os temas presentes no debate público sobre a vida nas grandes cidades. O objetivo é levar ao ouvinte reflexões sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional.

A Comunicação do Observatório das Metrópoles agradece a Rede RUBRA e a Rádio UFRJ pelo apoio e reconhecimento do trabalho desenvolvido. Agradecemos também a todas e todos que apoiam, curtem e compartilham o nosso conteúdo!

Acesse www.radio.ufrj.br.