Skip to main content

Centro Antigo de Salvador: território de referência

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) convida para o lançamento, no dia 31 de julho, da revista eletrônica “Centro Antigo de Salvador: território de referência”. O estudo utiliza os dados do Censo 2010 e da PEDRMS para caracterizar o perfil socioeconômico dos moradores do centro antigo de Salvador, com informações sobre população residente, idade, gênero, densidade de ocupação, mobilidade urbana, ocupação no mercado de trabalho. O evento de lançamento contará com a palestra da professora Ângela Gordilho, vinculada à UFBA e ao Observatório das Metrópoles.

No dia 31 de julho, será disponibilizada à sociedade civil e aos gestores públicos e privados a mais nova publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), a revista eletrônica “Centro Antigo de Salvador – Território de Referência”. Este estudo utiliza os dados do Censo 2010 e da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PEDRMS para caracterizar o perfil socioeconômico dos moradores do Centro Antigo de Salvador (CAS). Território delimitado pelo IPHAN, quando definiu a Área de Tombamento do Centro Histórico de Salvador (CHS), e pelo Decreto Municipal que instituiu a Área de Proteção Rigorosa (APR) ao Patrimônio Cultural e Paisagístico de Salvador e a sua área contígua.

A publicação reúne informações sobre o perfil socioeconômico dos moradores e dos domicílios do CAS, a exemplo de população residente, idade, gênero, densidade de ocupação, mobilidade urbana, ocupação no mercado de trabalho. Também estão disponíveis entrevistas com técnicos governamentais e moradores, que falam sobre os projetos previstos e em execução e vantagens e desvantagens de viver no CAS. “Esta é uma publicação que visa contribuir para as estratégias governamentais no que se refere aos projetos e investimentos no Centro Antigo de Salvador, que está recebendo uma grande atenção do Governo do estado”, afirmou Armando Castro, diretor de pesquisas da SEI. Para Carlota Gottschall, técnica da SEI responsável pela coordenação “o objetivo deste estudo é manter atualizadas as informações sobre o Centro Antigo de Salvador, importante território de identidade cultural que precisa ser reordenado e reinserido na dinâmica da capital”.

Para realizar este trabalho a SEI contou com a parceria da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) pela colaboração do grupo técnico do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia (Informs) e do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (ERCAS).

O lançamento da revista eletrônica será no dia 31 de julho, no Conselho Estadual de Cultura, às 18h. Na ocasião, serão apresentados dois principais indicadores selecionados e haverá as palestras da professora Angela Gordilho (UFBA) e da arquiteta Beatriz Lima (ERCAS) sobre o Centro Antigo de Salvador.

A partir do dia 31de julho de 2013, a revista Centro Antigo de Salvador – Território de Referência estará disponível para download no site da SEI: www.sei.ba.gov.br.

Serviço

O quê? Lançamento da revista eletrônica “Centro Antigo de Salvador –  Território de Referência”

Onde? Conselho Estadual de Cultura, Av. Sete de Setembro, n.1330. Ao lado do Palácio da Aclamação.

Quando? 31 de julho às 18h

Informações: (71) 3115-4728

Inscrições: sei.inscricoes@gmail.com