XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais

A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) convida a comunidade científica para o XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, que acontecerá no período de 22 a 28 de setembro de 2018, em Poços de Caldas, Minas Gerais, com o tema central “População, Sociedade e Políticas: desafios presentes e futuros”.

O prazo para submissão de artigos é 11 de março de 2018.

O EVENTO

Desde de 1978, os Encontros Nacionais da ABEP têm propiciado a integração, a troca de informações e de experiências entre pesquisadores, alunos e gestores públicos sobre diversos e importantes temas populacionais. Constitui-se enquanto um espaço promotor de debates acerca das condições de bem-estar da população, deslocamentos populacionais, fecundidade, comportamento sexual e reprodutivo, morbidade, mortalidade, meio ambiente, urbanização, relações de gênero, mercado de trabalho, subsídios para elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, entre outras temáticas.

Dando continuidade a essa trajetória de discussões atuais e instigantes, o tema central “População, Sociedade e Políticas: desafios presentes e futuros” propõe a abordagem das várias dimensões e interações relativas a dinâmica demográfica, a organização da sociedade e a participação democrática dos diferentes segmentos da sociedade.

Aspectos da dinâmica demográfica brasileira têm emergido fortemente nas discussões políticas, sociais e econômicas que enfatizam a necessidade de se operar importantes mudanças em políticas sociais que podem produzir impactos significativos na população brasileira. A regulamentação das relações de trabalho, a manutenção do Sistema Único de Saúde, os rumos do Ensino Público, a garantia dos direitos que preservam a dignidade humana, de grupos populacionais mais vulneráveis, do meio ambiente e o futuro da Previdência Social são pautas centrais no atual cenário de debates e embates para lidar com as consequências da recente crise econômica e enfrentamento dos desafios futuros decorrentes do processo de envelhecimento populacional em curso.

Nesse sentido, o tema central do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais convida a comunidade de demógrafos e especialistas interessados nas condições de vida das populações à contribuírem no aprofundamento qualificado desse debate.    

Para além de estimular a análise das mudanças sociais e institucionais ocorridas e em curso, o XXI Encontro igualmente incentivará reflexões sobre a produção e disseminação do conhecimento demográfico no país. Em particular, refletir sobre as condições atuais da formação de pesquisadores em Demografia e da inserção nacional e internacional de demógrafos e estudiosos de população.

O XXI Encontro se constituirá em espaço para a divulgação e discussão da produção científica da comunidade de demógrafos e especialistas em temas de população, destacando análises a partir das principais Fontes de Dados sócio-demográficos (Censos, pesquisas domiciliares, registros administrativos) e de informações provenientes de pesquisas específicas. Entre as atividades destacam-se:

— Plenárias que abordarão questões relativas ao tema central do Encontro;

— Sessões temáticas e de Pôster organizadas por 8 Grupos de Trabalho e 2 Comissões Temáticas da ABEP que contemplarão uma ampla gama de temas de pesquisa de interesse dos associados;

— Reuniões dos Grupos de Trabalho, Comissões Temáticas e Grupos ou Redes de Pesquisa;

— Grupos de Discussões temáticas e metodológicas de pesquisas desenvolvidas por pós-graduandos;

— Minicursos;

— Lançamento de livros.

Convidamos para a submissão de propostas para as sessões regulares e pôsteres que versam sobre as temáticas de demografia histórica; dinâmica demográfica; fecundidade; mortalidade; saúde, domicílios e famílias; relações de gênero; cidades e urbanização; migração interna e internacional; pobreza e desigualdade; população e desenvolvimento; povos indígenas; etnia e raça; educação; projeções; métodos demográficos; estudos de população em fronteiras; população e ambiente; sistemas de informações; indicadores, entre outros.

Para mais informações, acesse o site da ABEP.

 

Tags: ,