Cidades e cidadania em tempos de crise

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/IUL) e patrocinado pela Associação das Escolas Europeias de Planejamento (AESOP), promovem a 2ª Conferência Internacional Planejamento/Conflito, no período de 9 a 11 de outubro de 2013. Com o tema “Cidades e cidadanias em tempos de crise”, o encontro tem como objetivo repensar o planejamento/conflitos através de uma perspectiva multidisciplinar, levantando a questão sobre o seu papel na construção de uma legitimidade democrática. O prazo para envio de resumos é 15 de junho.

A questão dos conflitos em torno de ações de planejamento representa um elemento importante na política urbana. Sua relevância como veículo de mobilização política está crescendo junto com o seu impacto em relação à opinião pública. Questões de representação, democracia, coesão social e conflito potencial são ainda mais relevante hoje para se pensar políticas urbanas, em um contexto no qual a Europa está passando por uma grave crise econômica.

A 2ª Conferência Internacional Planejamento/Conflito vai tentar explorar estas questões por meio de uma reflexão sobre o planejamento de conflitos. Em particular, ele vai se concentrar em aspectos cruciais da política urbana contemporânea: o multi escalaridade de fenômenos e políticas urbanas; sua natureza relacional, cultural e discursiva; a dimensão espacial de mobilização social; a crescente pressão para exercícios de democracia deliberativa; os limites para estruturas institucionais existentes e práticas para a resolução de tomada de decisão, de representação e de conflitos.

Com o tema “Cidades e cidadania em tempos de crise”, a conferência internacional será realizada entre 09 e 11 outubro de 2013, com a organização do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e patrocinado pela Associação das Escolas Europeias de Planejamento (AESOP).

O evento baseia-se na experiência bem sucedida da Conferência  planejamento/conflito – Perspectivas críticas sobre desenvolvimentos urbanos, realizada em Berlim, em outubro de 2011.

Para mais informações, acesse Planning Conflict.