Skip to main content

O INCT Observatório das Metrópoles vai participar do Congresso Internacional City Futures 2014, que acontece no período de 18 a 20 de junho de 2014 em Paris. Os professores Luiz Cesar Ribeiro e Nelson Rojas participam da sessão especial S7 “Governança Metropolitana” para debater o caso da metrópole do Rio de Janeiro no contexto dos megaeventos.

A conferência City Future 2014 também é organizada pela “Research Pólo Urbano”, o laboratório de Excelência  Urban Futures (Futurs Urbains), que reúne duas universidades, várias escolas de pós-graduação, mais de 10 centros de pesquisa e cerca de 300 pesquisadores da área de estudos urbanos.

A conferência de Paris vai construir e fazer avançar o diálogo internacional que começou na primeira City Futures  realizada em Chicago em julho de 2004 e a segunda conferência realizada em Madrid, em Junho de 2009. Ambos eventos tiveram a participação de várias centenas de estudiosos de todo o mundo.

O prazo final para inscrições das conferências no City Futures 2014 é 26 de maio de 2014.

 

Consórcio Internacional de Pesquisa Metropolitana

O INCT Observatório das Metrópoles também participará no Congresso City Futures 2014 por meio do projeto “Estado, Grandes Firmas e Governança para o Desenvolvimento Metropolitano”, que está sendo desenvolvido por um grupo de institutos de pesquisas em cidades como Paris, Londres, Roma, Istambul, Bombaim e Pequim. Coordenado por Christian Lefèvre, da Université Paris-Est Marne La Vallée, o projeto busca compreender a evolução da produção de estratégias e políticas que lidam com o desenvolvimento urbano na escala metropolitana. Para isso, estão sendo investigados vários tipos de políticas e atividades: desenvolvimento econômico, infraestrutura, a elaboração de documentos de planejamento e na elaboração e produção de arranjos de governança. Sendo que o foco do projeto será os agentes econômicos, nomeadamente as grandes firmas.

O grupo internacional irá participar de dois painéis na Conferência City Futures 2014 em Paris visando a construção de um Consórcio Internacional de Pesquisa Metropolitana.