Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) é uma instituição internacional não-governamental associada à UNESCO, criada em 1967. Atualmente, a instituição reúne 587 centros de pesquisa e pós-graduação no campo das ciências sociais e humanas em 46 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal.

Com o oferecimento de bolsas de estudos integrais, o CLACSO homenageia mulheres latino-americanas que lutam diariamente, de forma silenciosa e quase sempre anônima, em defesa da democracia, da justiça social e da igualdade. Nesta edição, as bolsas constituem uma homenagem à ex-primeira-dama do Brasil, dona Marisa Letícia Lula da Silva.

O CLACSO concederá 100 bolsas de estudos para mulheres de qualquer país da América Latina e do Caribe para cursar uma das seguintes Especializações e Cursos Internacionais: Política Pública e Justiça de Gênero; Políticas Públicas para a igualdade na América Latina; Epistemologia do Sul e Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito.

As normas para a concessão são:

1. As candidatas devem preencher o requerimento para a concessão de bolsas de estudo disponíveis em nosso site.

2. Metade das bolsas de estudo disponíveis (50) será destinada, prioritariamente, para mulheres brasileiras que estudam ou exercem funções de docência e de pesquisa em instituições de ensino no Brasil.

3. Um Comitê Acadêmico analisará os pedidos e concederá as bolsas, não sendo possível a impugnação do resultado.

4. As bolsas serão concedidas, prioritariamente, para mulheres que possuem dificuldades declaradas para assumir o custo dos cursos indicados e/ou participem de organizações sociais, sindicatos, partidos ou movimentos de luta pela igualdade de gênero, direitos humanos, feminismo e/ou a justiça social em qualquer país da América Latina e do Caribe.

5. As bolsas serão distribuídas proporcionalmente nas Especializações indicadas (25 para cada), embora o Comitê Acadêmico possa decidir ampliar o número de bolsas em um curso, caso não tenham sido completadas em outro.

6. Esta convocatória permanecerá aberta até o respectivo encerramento das inscrições das Especializações e dos Cursos Internacionais.

O Sistema de Inscrição das Bolsas Marisa Letícia Lula da Silva estará disponível a partir de 10 de Fevereiro no site do CLACSO.

Para mais informações, acesse: www.clacso.org.ar

Fonte: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais