Colloque Gouverner les Métropoles | Paris

Colloque Gouverner les Métropoles | Paris

A Prefeitura de Paris, o Centro de Estudos Europeus de Ciências Políticas e a Universidade Paris-Est Marne La Vallée promovem, no período de 28 a 30 de novembro, a segunda edição do Colóquio Internacional “La Gouvernance des Métropoles Mondiales: pouvoirs et territoires” a fim de debater os vários desafios da governança metropolitana, como democracia, contribuição cidadã, papéis do Estado e dos atores privados no desenvolvimento dos grandes centros urbanos. O coordenador do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participará do evento analisando o tema sobre representação e atrofia política dos centros metropolitanos.

O Colóquio “La Gouvernance des Métropoles Mondiales” tem se consolidado como um dos mais importantes encontros internacionais sobre o tema da governança urbana – com recorte nos grandes centros mundiais. Iniciativa da Prefeitura de Paris, a primeira edição do evento reuniu mais de 250 pesquisadores e universidades de vários países que realizaram de modo inédito o levantamento sobre as principais experiências de governança metropolitana no mundo, a partir de temas como solidariedade financeira, habitação, identidade cosmopolita e cidadania. De acordo com o documento assinado pelo prefeito parisiense Pierre Mansat, o colóquio quer se constituir em um modo inovador de abordar o tema da governança: ligado a uma reflexão científica e exploratória.

A segunda edição do colóquio internacional recebeu um número importante de contribuições que serão apresentadas a partir de seis sessões: (1) Áreas metropolitanas são governáveis? (2) O Estado e as Metrópoles; (3) Democracia local e Democracia metropolitana; (4) Governança metropolitana como um sistema de atores; (5) Planejamento e Gestão Urbana; (6) Representação metropolitana.

Veja a programação completa do evento aqui.

 

Contribuição brasileira

O professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro irá apresentar durante o colóquio internacional em Paris o artigo “Representação e atrofia política das metrópoles: fragmentação, paroquialismo e valores pós-materialistas”, co-autoria com o professor Nelson Rojas de Carvalho. O trabalho faz parte dos resultados da Linha III “Governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles”, da Rede de Pesquisa INCT Observatório das Metrópoles.

Leia o artigo de Luiz Cesar Ribeiro e Nelson Rojas aqui.

 

Para mais informações, acesse o site oficial dom colóquio “La Governance des métropoles mondiales”.

 

Leia também:

Metrópoles da América Latina: efeitos territoriais da globalização

PROJETO ANILLOS: políticas públicas nas metrópoles do Chile

Última modificação em 28-11-2012 23:56:16

 

Tags: , ,

 

Mais Posts em Eventos