Skip to main content

Alunos e alunas do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), participaram de Workshop “Escrita Jornalística”. A atividade ocorreu na última segunda-feira, 25, no Prédio da Reitoria da UFRJ. As jornalistas do Observatório das Metrópoles, Karina Luz e Diene Ghizzo, ministraram o workshop, que teve como objetivo apresentar as principais etapas da escrita jornalística, visando a produção de matérias e coberturas de eventos a serem publicados no Boletim IPPUR, newsletter mensal e digital do insituto. O convite para o workshop partiu das professoras Mariana Albinatti e Claudia Paiva, docentes da disciplina “Comunicação Social para a Gestão Pública II” e coordenadoras da Agência IPPUR.

A ideia das professoras foi instruir os(as) alunos(as) da disciplina sobre as principais características da escrita jornalística, com orientações do que esse tipo de texto deve conter e como organizar e checar as fontes.

“Colocamos como atividade para os(as) alunos(as) a produção de algumas matérias que pretendemos veicular no Boletim IPPUR. Coberturas de visitas de campo e, também, matérias de tema livre de interesse dos campos envolvidos no Instituto. Daí a importância destas orientações sobre redação jornalística vindas de profissionais da área”, afirmou Albinatti.

Para a coordenadora de Comunicação Social do Observatório das Metrópoles, Tuanni Borba, foi uma oportunidade de falar sobre a importante função de comunicar e mostrar um pouco do trabalho da rede de pesquisa.

“Para nós, é uma honra receber esse tipo de convite, pela possibilidade de contribuir com a formação de indivíduos que já estão ou estarão atuando no setor público, onde a verdade, a veracidade e a precisão das informações são indispensáveis”, ressaltou Borba.

A apresentação das jornalistas pontuou os principais tipos de textos jornalísticos – como notícia, entrevista, reportagem –, bem como a estruturação destes textos e técnicas de como fazer uma redação jornalística.

As jornalistas Diene Ghizzo e Karina Luz, integrantes da equipe de Comunicação do Observatório das Metrópoles. Foto: Tuanni Borba.