Conferência Os novos desafios da Metrópole Contemporânea

O PROURB e as Universidades de Montreal e Laval no Quebec promovem, no dia 8 de dezembro na UFRJ, a conferência com o professor Pierre Hamel sobre o tema: “Os novos desafios da Metrópole Contemporânea: governança, globalização e cidadania”. O Observatório das Metrópoles desenvolve um projeto de cooperação internacional com a Universidade de Laval (Canadá) sobre o tema da governança ambiental urbana.

Pierre Hamel é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Montreal, diretor da revista Sociologie et sociétés e diretor científico do Groupe de recherche sur les institutions et les mouvements sociaux (GRIMS)

Nos últimos anos as temáticas do debate público e democracia deliberativa têm contribuído tanto para renovar tanto os estudos sobre a ação coletiva e movimentos sociais que sobre a ação pública. As pesquisas desenvolvidas por Pierre Hamel tratam desses temas em uma perspectiva orientada análise das relações entre atores e instituições, com o objetivo de entender melhor as formas específicas de organização que assumem os atores sociais. Ele trabalha particularmente as mobilizações sociais em torno de questões urbanas, em particular aquelas que formulam uma definição subversiva da cidade ou que defendem os princípios de justiça. Seus trabalhos também discutem as formas institucionais de regulação da cidade e do urbano, assim como formas de cooperação e de governança em vigor.

A palestra será  em francês com tradução no dia 08/12/2015 às 11 horas na sala Multimidia do PROURB Prédio da FAU-Reitoria, 5 andar

Leia também:

Por uma metrópole mais sustentável – Parceria Observatório das Metrópoles e Universidade de Laval

Última modificação em 24-11-2015 13:09:45

 

Tags: , , , , ,