Consulta Pública Popular do Maracanã

Consulta Pública Popular do Maracanã: democracia e megaeventos

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, em parceria com os grupos afetados pela privatização do Maracanã, convida a sociedade civil a participar da Consulta Pública Popular do Maracanã. Coordenada pelo Observatório das Metrópoles, a iniciativa pretende dar espaço para a participação de qualquer pessoa, grupo ou entidade que queira debater e documentar suas propostas sobre qual a configuração e o modelo de gestão que seriam mais proveitosos para o Complexo do Maracanã e para a cidade do Rio de Janeiro. O projeto se baseia em processos de consulta pública realizados através da internet por governos e instituições no Brasil e em outros países.

Não faltam polêmicas sobre a construção e a gestão do novo Maracanã. Após duas reformas que consumiram centenas de milhões dos cofres públicos, o Maracanã foi totalmente reconstruído por cerca de R$1 bilhão e passou por uma descaracterização arquitetônica que foi qualificada pelo IPHAN como um crime. Ainda assim, o poder público iniciou o processo de privatização do Maracanã, que prevê a demolição de espaços esportivos e sociais que funcionam e a transformação do complexo em um centro comercial de entretenimento.

Em todo este caminho, o governo estadual ignorou de forma autoritária as muitas manifestações e tentativas de diálogo por parte de entidades e grupos que se relacionam com o Maracanã e que querem opinar e contribuir. Torcedores, atletas, pais de alunos, professores, indígenas, antropólogos, pesquisadores e professores universitários… Cidadãos brasileiros foram impedidos de participar.

O governo não cumpriu o seu papel, mas a sociedade civil se mobilizou para dar seu recado. Organizada pelo Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas em parceria com os grupos afetados pela privatização do Maracanã, e coordenada pelo Observatório das Metrópoles do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (IPPUR/UFRJ), a Consulta Pública Popular do Maracanã pretende dar espaço para a participação de qualquer pessoa, grupo ou entidade que queira debater e documentar suas propostas sobre qual a configuração e o modelo de gestão que seriam mais proveitosos para o Complexo do Maracanã e para a cidade do Rio de Janeiro.

Qualquer pessoa pode participar e deixar suas posições sobre o estádio, sobre os equipamentos do complexo ou sobre a sua integração na região. O site traz propostas bases e estará aberto para contribuições até o dia 15 de junho, data de estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações. Ao final do período de consulta, um relatório vai documentar tudo que foi proposto e debatido, servindo de registro das propostas da sociedade civil que estão caladas pelo governo.

Participar dos debates sobre qual o Maracanã que queremos é contribuir para os processos de participação popular no Rio de Janeiro e dar um recado para os governos: democracia se faz assim, fomentando o debate, abrindo canais de participação, ouvindo a população, e integrando suas demandas e propostas nos projetos formulados para os espaços e serviços públicos.

Participe da Consulta Pública aqui.

Última modificação em 24-04-2013

 

Tags: , , ,