Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública

O Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) abre as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública.

Descrição:

O mercado de trabalho exige profissionais competentes e bem formados. Cada vez mais, as informações e conhecimentos são assumidos como importante instrumento de trabalho. O tratamento da informação do conhecimento, de forma científica e adequada à utilização profissional, é o que pode se chamar de inteligência. Nesse contexto, a área de segurança pública, tem-se destacado por profundas mudanças paradigmáticas que estão em curso e que demandam profissionais ainda mais afinados com os recentes desenvolvimentos da tecnologia e do uso de dados e informações.

Ao longo de seus 12 anos de existência, a Curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública do CRISP é responsável pela formação de mais de 332 alunos e vem, mais uma vez, oferecer um curso de pós-graduação lato sensu na área.

As principais linhas de pesquisa trabalhadas nesse curso são: (1) produção e uso das informações criminais; métodos e ferramentas de análise criminal; (2) metodologias de construção de indicadores para avaliação de políticas de segurança pública e/ou da criminalidade; (3) metodologias de avaliação de custos econômicos, sociais e políticos da violência e da insegurança; (4) instrumentos de coleta de informações relativas a eventos criminais, às organizações do sistema de justiça criminal e à segurança pública e às instituições de controle interno e externo das polícias; (5) dinâmicas, padrões estatísticos espaciais e fatores explicativos da incidência dos homicídios dolosos.

Inscrições:

As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas através do site http://conveniar.ipead.com.br/eventos/ de 15/02/2018 a 04/03/2018, mediante o preenchimento e envio online do formulário de inscrição e documentação requerida, mais o pagamento do boleto de inscrição no valor de R$30,00 (Trinta Reais).

Objetivos:

• Formar operadores de segurança pública com capacidade analítica e de pesquisa na área de sua atuação específica, que vejam a ciência e a inteligência como ferramentas auxiliares e de valor em seu cotidiano de trabalho;

• Disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais pública que vejam no trabalho coletivo e integrado, entre as diversas polícias e instituições da justiça criminal, uma força no combate ao crime;

• Garantir a especialização de operadores de segurança pública que vejam na prevenção e repressão ao crime a meta primordial do seu trabalho.

Público-alvo:

Graduados em direito, administração, psicologia, ciências sociais, serviço social, guardas municipais, policiais civis, policiais militares, agentes penitenciários e interessados na temática da segurança pública e criminalidade.

Vagas:

O número de vagas para este oferecimento é de 40 (quarenta), sendo que o curso só será realizado no caso de se ter pelo menos 30 (trinta) alunos selecionados, matriculados e confirmados através de seus registros.

Local de realização do curso:

Sala 1010 – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)

Carga Horária:

375 horas aulas.

Horário:

2as e 4as feiras, de 19:00 às 22:30 horas

Para mais informações:

site: www.crisp.ufmg.br

 

Tags: , , ,