Desafios para Gestão Pública e Democrática: Quem manda nas cidades?

O Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB RS), promoverá no dia 18 de julho, às 19:30, o debate “Desafios para Gestão Pública e Democrática: Quem manda nas cidades?“.

O evento contará com a participação do geógrafo Paulo Soares¹, coordenador do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles, e de Wrana Panizzi², professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. O objetivo do evento é gerar uma reflexão sobre planejamento, política e mercado.

Para Wrana Panizzi, o desafio de pensar quem manda nas cidades releva a necessidade de compreensão das relações que se estabelecem entre a cidade, o planejamento urbano e o papel dos atores: Estado e Mercado. “É neste contexto que se situam os limites, o alcance e as inovações de uma gestão pública e democrática. E o que fazer?“, observa Wrana.

Segundo Paulo Soares, precisamos refletir sobre a transformação da gestão urbana e metropolitana no contexto da expansão do regime de acumulação mundializado e financeirizado. Como a financeirização da economia capitalista e da produção imobiliária afeta a produção do espaço urbano e da cidade? E as relações entre poder público e capital imobiliário, seus impactos sócio-espaciais e as formas de resistência possíveis?

  • Quando? Dia 18 de julho às 19h30
  • Onde? IAB RS (Rua General Canabarro 363)
  • Quando? Entrada franca

Confira a página do evento no Facebook: clique aqui.

¹Paulo Roberto Rodrigues Soares é graduado em Geografia (FURG, 1987) e doutor em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2002). Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Observatório das Metrópoles. Seus principais campos de pesquisa referem-se à Geografia Urbana, aos Estudos Metropolitanos e ao Planejamento Urbano e Regional. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa “A Cidade-região de Porto Alegre: análise da desconcentração metropolitana no RS” e “Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS”, este último no âmbito do Núcleo Porto Alegre da rede Observatório das Metrópoles.

²Wrana Panizzi é professora titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Licenciada em filosofia, bacharel em direito, mestre em Planejamento Urbano e Regional, é também doutora em Urbanismo e Planejamento Urbano e em Ciências Sociais aplicadas pelas universidades de Paris I e Paris XII (Instituto de Urbanismo). Foi coordenadora geral do PROPUR, presidente da ANPUR, reitora da Universidade Federal do RS e vice presidente do CNPq.

 

Tags: , ,