isbn | 9788577850747

Desigualdades urbanas, desigualdades escolares

Por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Mariane C. Koslinski, Fátima Alves e Cristiane Lasmar
publicado por Letra Capital
Brasil 334 páginas publicado em 2010

Resumo

A mais recente publicação do INCT Observatório das Metrópoles o livro Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares faz parte de um conjunto mais amplo de investigações do Observatório que procuram evidenciar os limites urbanos à diminuição sustentável das desigualdades sociais nas grandes cidades brasileiras. Falando das desigualdades de oportunidades escolares, não obstante o esforço de universalização do ensino básico e do aumento da eficácia escolar, os artigos que compõem a publicação estudam os efeitos dos processos de segregação residencial e segmentação territorial na reprodução das desigualdades educativas.

Com organização de Luiz Cesar Ribeiro, Mariane Koslinski, Fatima Alves e Cristiane Lasmar, o livro Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares é fruto de uma proveitosa parceria que conta com um histórico de colaboração prévia: o Laboratório de Avaliação da Educação, do Departamento de Educação da PUC – Rio; IFCH/UERJ; IFCS/UFRJ; Faculdade de Educação UFRJ. Vale destacar que o livro registra apenas uma parcela de colaboração entre os membros da equipe. Outros resultados de pesquisa já foram publicados, como é o caso do livro A Cidade contra a Escola? Segregação Urbana e Desigualdades Educacionais em grandes cidades da América Latina, que discute a relação entre segregação residencial e as oportunidades educacionais de crianças e jovens na América Latina.

O livro apresenta os resultados de quatro anos de pesquisa do Observatório Educação e Cidade sobre os efeitos dos processos de divisão social da cidade nas reais chances de escolarização de crianças e jovens do sistema público de Ensino Fundamental e traz estudos de pesquisas docente e discente que ilustram a forma como a violência urbana e a segregação resindencial podem afetar, por exemplo, a busca por melhores escolas.

Synopsis

The book ‘Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares’ (‘Urban Inequalities, Educational Inequalities’) is part of a broader set of investigations by the INCT Observatório das Metrópoles seeking to demonstrate the limitations placed on the sustainable reduction of social inequalities in large Brazilian cities by urban factors. Despite efforts to universalize elementary education and improve school performance, the articles reveal the effects of residential segregation and territorial segmentation in the reproduction of educational inequalities.

Organized by Luiz Cesar Ribeiro, Mariane Koslinski, Fatima Alves and Cristiane Lasmar, the book is the result of a fruitful partnership that has a prior history of collaboration: the Laboratório de Avaliação da Educação, Department of Education PUC – Rio; IFCH / UERJ; IFCS / UFRJ; UFRJ School of Education. Other research results are included in the book “A Cidade contra a Escola?: Segregação Urbana e Desigualdades Educacionais nas Cidades Grandes da América Latina’ (‘The City School against the School?: Urban Segregation and Educational Inequalities in Large Cities in Latin America’), which discusses the relationship between residential segregation and educational opportunities for children and youth in Latin America.

The latest book presents the results of four years of research at the Observatório Educação e Cidade on the effects of urban social divisions on the chances of schooling of children and youth of public elementary school. It presents research with both teachers and students, illustrating how urban violence and residential segregation affect, for example, the search for better schools.

<A HREF=”http://observatoriodasmetropoles.net.br/arquivos/biblioteca/abook_file/desigualdades_escolares.pdf” target=”_blank”>Link para Download</A>