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Entre separações e mediações: a vida pós-moderna em Medianeiras

Neste artigo da Revista eletrônica e-metropolis, Felip de Andrade busca estabelecer uma uma relação interdisciplinar entre a linguagem cinematográfica e os diferentes estudos da cidade: arte, arquitetura, urbanismo, sociologia e estudos culturais. Partindo da análise do filme argentino Medianeiras (2011), de Gustavo Taretto, este trabalho estabelece um diálogo interdisciplinar a fim de apresentar e discutir alguns dos aspectos da vida pós-moderna na cidade, como a influência do espaço e das tecnologias, a partir dos temas: urbanidade, contemporaneidade e construção da subjetividade na vida urbana contemporânea.

O artigo “Entre separações e mediações: a vida pós-moderna na cidade em Medianeiras” é um dos destaques da edição comemorativa nº 30 da Revista e-metropolis.

Felip Agner Trindade de Andrade é mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

ABSTRACT

This article intends to establish an interdisciplinary relationship between the cinematographic language and the different studies of the city: art, architecture, urbanism, sociology and cultural studies. Based on the analysis of the Argentinean film Medianeras (2011), by Gustavo Taretto, this work establishes an interdisciplinary dialogue in order to present and discuss some aspects of postmodern life in the city, such as the influence of space and technologies, from the themes: urbanity, contemporaneity and construction of subjectivity in contemporary urban life.

INTRODUÇÃO

POR FELIP DE ANDRADE

Desde os primeiros assentamentos humanos às atuais megalópoles, das pequenas vilas camponesas à Revolução Industrial e ao consequente êxodo rural, o local de aglomeração humana sempre foi um lugar marcado pelo contato, pelos contrastes, pela exclusão e também inclusão de pessoas, espaços e ações. Ou seja, um tópico variável e produtivo às discussões filosóficas, sociais e políticas, além, é claro, da criação artística, como no caso do premiado e aclamado filme argentino Medianeras, de 2011.

Com direção e roteiro do cineasta argentino Gustavo Taretto, o filme conta a história de Martín (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala), dois jovens portenhos passando por crises de relacionamento e de convício social em um cenário urbano, entre a multidão, a qual reforça ainda mais a solidão de ambos do que o contrário. Martín é um fóbico social em processo de recuperação, e Mariana é uma claustrofóbica que acabou de terminar um longo relacionamento.

Ambos moram no mesmo quarteirão e, por alguns momentos do filme, seus caminhos se cruzam, mas sem que se deem conta um do outro, sempre tendo a cidade como pano de fundo não apenas de seus caminhos, mas também como pano de fundo de suas angústias e dificuldades. Ao mesmo tempo que a metrópole os une, também é ela que os separa.

Com extremo cuidado artístico, o diretor nos apresenta um filme em que cada frame parece ser uma fotografia do urbano, um registro da vida solitária na cidade e do poder que esta exerce sobre as vidas de seus habitantes. Através de um roteiro bem escrito (e ainda que leve e perpassado de cenas e falas cômicas), Taretto retrata muito bem a vida de dois jovens na cidade de Buenos Aires, e, mais que isso, retrata suas relações com esse grande centro urbano.

Diferentemente de outros trabalhos cinematográficos, o diretor e roteirista do filme não trata das angústias de seus personagens de forma escapatória. Muito pelo contrário, seus personagens reconhecem os seus problemas e, em vez de fugirem destes, aprendem ou tentam aprender a lidar com eles da melhor forma possível, uma vez que a cidade é a maior representante de todos esses problemas.

Medianeras é uma obra que trata de forma poética e reflexiva a influência do planejamento urbano (ou a falta dele) na vida das pessoas que escolhem ou são obrigadas a morar em grandes centros urbanos como, no filme, a capital argentina, Buenos Aires.

A fim de estabelecer um diálogo interdisciplinar, este artigo busca discutir e apresentar alguns dos aspectos da vida pós-moderna nos grandes centros urbanos por meio da linguagem cinematográfica, abordando aspectos da arquitetura e do urbanismo em consonância com os estudos sociológicos e culturais.

Leia o artigo completo no site da Revista e-metropolis. 

 

Publicado em Artigos Científicos | Última modificação em 26-10-2017 14:14:25