A Editora Mórula realiza, no dia 18 de outubro na UERJ, o debate “50 anos de Sociologia das Classes Populares Urbanas”. O evento conta com o lançamento do livro “Fazendo a Cidade: trabalho, moradia e vida local entre as camadas populares urbanas”, do sociólogo Luiz Antônio Machado da Silva. A publicação é o primeiro volume da coleção “Engrenagens Urbanas” que reúne contribuições de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas dos estudos urbanos, tendo por eixos analíticos a gestão de territórios e de suas populações.

COLEÇÃO ENGRENAGENS URBANAS | VOLUME 1

Luiz Antonio Machado da Silva dedica-se, desde os anos 60, ao campo da Sociologia Urbana. Sua produção, ampla e instigante, manteve ao longo dos anos extrema coerência. Seus estudos sobre favela, ação coletiva, sociabilidade, informalidade e violência sempre estiveram enquadrados analiticamente a partir do problema da integração como expressão da “questão social ” e da prática conflitiva de atores concretos. Ao iniciar a coleção “Engrenagens Urbanas” com uma coletânea de seus artigos, trazemos análises cuja leitura nos permite compreender como diversos aspectos do conflito social contemporâneo se articulam, hoje, à produção e gestão de nossas cidades.

SOBRE A COLEÇÃO

“Engrenagens Urbanas” reúne contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas dos estudos urbanos, tendo por eixos analíticos a gestão de territórios e populações e a experiência de cidade das mesmas. Desta perspectiva, os livros publicados enfocam desde as distintas formas de produção do urbano e de gestão do espaço público, através de políticas, projetos e agenciamentos variados, até as tensões, negociações, estratégias e táticas cotidianas de seus moradores face às práticas governamentais que caracterizam as cidades contemporâneas.

Para mais informações, acesse o site da Editora Mórula.