Skip to main content

Formação dos profissionais da cidade: iniciativas pioneiras

By 13/04/2011janeiro 29th, 2018Notícias

O despreparo para enfrentar os desafios das sociedades urbanas foi tema do último boletim do Observatório, que falava da ausência da formação de profissionais com conhecimento sobre as cidades, capazes de construir sistemas de gestão urbana eficientes. As Universidades de Quebec, em Montreal, e de Val de Marne, na França, possuem cursos de nível superior que buscam justamente contribuir com a formação de profissionais especializados no saber urbano.

O Bacharelado em Planejamento  da Universidade do Quebec, em Montreal, transmite uma formação interdisciplinar no planejamento urbano. A formação incide sobre a aquisição de conhecimentos e competências em áreas de foco do planejamento , especialmente na gestão municipal do uso do solo e no estudo do desenvolvimento urbano e regional.

Pela multiplicidade e integração de conhecimentos teóricos e práticos que a formação possibilitará, o curso  é projetado para permitir que os alunos possam escolher no final do programa entre a prática profissional do planejamento urbano ou o exercício do ensino superior, particularmente em estudos urbanos em desenvolvimento, ambiente, gestão e ciências sociais.

A programação do curso desenvolve nos alunos as habilidades para analisar, diagnosticar e sintetizar os problemas urbanos. Em seguida, o aluno adquire a capacidade de desenvolver políticas, planos, programas e projetos de planejamento urbano e regional, assim como desenvolver e implementar medidas de regulamentação para controlar o uso da terra.

Clique aqui e saiba mais sobre o Bacharelado em Planejamento  da Universidade do Quebec, em Montreal.

Já a formação em Planejamento e Urbanismo da Universidade Val de Marne, tem  duração de três anos e leva a um diploma de formação geral, que não permite uma inserção profissional imediata. Para isso, a maior parte dos estudantes ingressam no master, com duração de dois anos. O conhecimento adquirido no curso trata do ambiente urbano visto como objeto privilegiado de estudo das disciplinas tradicionais (sociologia urbana, geografia urbana, história urbana, geografia econômica) e como um objeto varia de acordo com contextos e escalas geográficas.

Além disso, os alunos dominam os métodos específicos através de uma introdução ao projeto urbano, que requer conhecimentos em áreas mais específicas e relacionadas com o mundo profissional e de pesquisa (política da cidade, as teorias do desenvolvimento e planejamento, conhecimento de instituições públicas e privadas, o planejamento da lei). Com o curso também se adquire um vasto  conhecimento sobre as questões sociais do espaço geográfico e as políticas de uso do solo: métodos de intervenção, política social, políticas públicas, a coesão política europeia, o desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, a Norte-Sul globalização, a ciência teórica fundamental social, a reconfiguração de origem rural ou urbana, a desigualdade ea discriminação. Além disso, eles dominaram os métodos específicos de trabalho de campo em estudos de caso.

Clique aqui e saiba mais sobre a formação em Planejamento e Urbanismo da Universidade Val de Marne.

 

Escrito por Observatório|Última atualização em Qua, 13 de Abril de 2011 18:58