Skip to main content

Diante da evidente crise urbana existente nas grandes cidades e áreas metropolitanas brasileiras, uma das principais questões que aflora diz respeito a como efetivar este direito de acesso de “mudar e reinventar a cidade” em um contexto de enormes complexidades e profundos conflitos de interesses como é o ambiente metropolitano. Para contribuir com o tema, a Unicamp promove, no dia 4 de abril, o Fórum Direito à Cidade, que contará com palestras de Edesio Fernandes (Lincoln Institute), Raquel Rolnik (FAU/USP), Luciana Tatagiba (IFCH/Unicamp), e Luciana Correa do Lago (IPPUR/UFRJ), pesquisadora do Observatório das Metrópoles.

Tema da mais alta relevância e incluído pela primeira vez em um documento das Nações Unidas por ocasião da Conferência Mundial para Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), o “Direito à Cidade” deve ser compreendido em todas as suas dimensões, assim como reconhecido por todos os atores sociais como um bem maior a ser alcançado de forma a se garantir não apenas um território, mas um país mais justo e equitativo.

David Harvey defende em seu livro “Cidades Rebeldes” que “o direito à cidade é… muito mais do que um direito de acesso individual ou grupal aos recursos que a cidade incorpora: é um direito de mudar e reinventar a cidade mais de acordo com nossos mais profundos desejos. Além disso, é um direito mais coletivo do que individual, uma vez que reinventar a cidade depende inevitavelmente do exercício de um poder coletivo sobre o processo de urbanização” (p.28).

Diante da evidente crise urbana existente nas grandes cidades e áreas metropolitanas brasileiras, uma das principais questões que aflora diz respeito a como efetivar este direito de acesso de “mudar e reinventar a cidade” em um contexto de enormes complexidades e profundos conflitos de interesses como é o ambiente metropolitano.

Para trabalhar questões como estas é que se realiza o Seminário “Direito à Cidade” com especialistas renomados que contribuirão para traçar um diagnóstico de alguns temas chaves, assim como para discutir caminhos para o enfrentamento dos desafios que se tem pela frente.

|| PROGRAMAÇÃO ||

8h30 Credenciamento

9h00 Abertura

9h30 – 11h10 Mesa 1: “O direito à cidade na nova agenda urbana”

Raquel Rolnik (Fau/USP)

Edesio Fernandes (DPU Associates e Lincoln Institute)

11h10 – 11h20 Café

11h20 – 13h00 Mesa 2: “Os movimentos sociais na cidade”

Vera Telles (FFLCH/Usp)

Luciana Tatagiba (IFCH/Unicamp)

13h00 – 14h15 Almoço

14h30 – 16h10 Mesa 3 “Os desafios do direito à cidade nas suas diversas escalas territoriais”

Francisco Sabatini (Puc/Santiago)

Luciana Lago (Ippur/UFRJ)

16h10 – 16h20 Café

16h20 – 17h30 Mesa 4 “Debates e conclusões”

Anderson Kazuo Nakano (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Camila D’Ottaviano (Fau-Usp)

Gisela Cunha Viana Leonelli (Fec/Unicamp)

José Marcos P. da Cunha (IFCH/Nepo/Unicamp)

17h30 – Encerramento

realização:

UNICAMP

NEPO

FEC – Unicamp

FAUUSP

Centro Universitário Belas Artes

apoio:

PENSES

Mais informações, acesse a página do evento Fórum Direito à Cidade.

 

Última modificação em 22-03-2017 17:45:25