A cidade de Jalisco e a região metropolitana de Guadalajara, no México, têm enfrentado grandes desafios e oportunidades quanto à gestão da cidade. Esses desafios são merecedores de discussão na busca de soluções viáveis a partir de uma abordagem inovadora metropolitana. Para isto, o governo do estado de Jalisco estabeleceu uma agenda conjunta com a ONU-Habitat objetivando desenvolver de modo mais coordenado e participativo diversos processos de governança mais inclusivas e eficazes que possam fornecer soluções para os desafios diários que a cidade e sua população vivencia cotidianamente.

Uma dessas estratégias será a promoção do Fórum Internacional sobre Inovação em Governança Metropolitana. Este evento, de repercussão mundial, representará uma oportunidade para aprender e apresentar as atuais iniciativas de intercâmbio entre cidades ao redor do planeta. O propósito é o de compreender as melhores práticas em Governança Metropolitana e discutir as principais ações a serem tomadas, em especial no região metropolitana de Guadalajara.

Este Fórum irá também servir como um espaço para divulgar conteúdos relevantes de um debate público já existente, com foco principalmente na definição das medidas necessárias para melhorar regiões urbanas e cidades em geral. Além disso, contribuirá ativamente para a agenda global que a ONU-Habitat tem promovido, abrindo o caminho para a Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos – HABITAT III, a ser realizada em 2016 em Quito, Equador.

O evento acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de novembro de 2015, em Guadalajara. Maiores informações, visite o site especial dedicado ao fórum: http://metropolitangovernanceforum.org.

Última modificação em 28-10-2015 19:18:58