Skip to main content

Inscrições abertas até o dia 14 de agosto de 2022 para o curso “Mobilidade e Interseccionalidade”, uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.

O curso é  totalmente online e gratuito e está orientado ao público geral. Sua proposta é debater a importância de um olhar interseccional para políticas, programas e projetos que impactam nos deslocamentos cotidianos da população, compreendendo como as desigualdades raciais, de gênero, de classe, dentre outros marcadores sociais, impactam a mobilidade em nossas cidades. Com base na expertise de profissionais da área e na experiência concreta vivida por participantes do curso, pretende-se construir coletivamente um caminho para pensar os limites e as possibilidades de uma mobilidade antirracista, feminista, LGBTQIAP+ e radicalmente inclusiva, que garanta o direito à cidade a todas, todes e todos.

O curso terá uma carga horária total de 20h, com 7 aulas síncronas (2h cada). Haverá também atividades offline propostas a cada encontro. A emissão de certificado será mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades.

Quem pode se inscrever?

Público em geral com interesse no tema. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.

As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.

Programação

O curso acontecerá de 16/08 a 06/09, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:

16/08 – Do encadeamento histórico entre mobilidade e racismo à afirmação da mobilidade como um direito, com Rafaela Albergaria

18/08 – Planos, programas e políticas de mobilidade: limites e desafios para uma abordagem interseccional, com Kelly Fernandes e Nelson Saule Jr.

23/08   A caminhabilidade sob a lente interseccional, com Bethânia Boaventura.

24/08 – A ciclomobilidade sob a lente interseccional, com Jô Pereira (Pedal na quebrada)

30/08 – Transporte público sob a lente interseccional, com Glaucia Pereira e Nazareno Affonso.

01/09 – A hipótese da mobilidade racista: Produção de conhecimento sobre mobilidade em interseccionalidade, com Paíque Duques Santarém e Amanda Martinez.

06/09 –  O que podemos fazer hoje para alcançarmos uma mobilidade feminista, antirracista e LGBTQIAP+, com Rodrigo Faria G. Iacovini.

Acesso 

Os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma Zoom, que pode ser acessada por computador, celular ou tablet. É necessário ter conexão com internet. Os links de acesso serão enviados às pessoas inscritas no dia de cada encontro.

Para se inscrever, acesse www.even3.com.br