Como parte do projeto de cooperação “Geografias do desenvolvimento desigual” (Geographies of Uneven Development), desenvolvido entre a University of British Columbia (UBC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hipólita Siqueira, professora associada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), entrevistou o geógrafo Jamie Peck.

Professor da University of British Columbia (UBC) e Canada Research Chair in Urban and Regional Political Economy, Peck é um dos pesquisadores mais renomados na área de geografia econômica, explorando temas relacionados à neoliberalização, reestruturação urbana, regulação do trabalho, políticas governamentais, dentre outros.

A entrevista está dividida em duas partes, ambas em inglês (com opção de legenda no mesmo idioma). Na primeira, são discutidos os temas: geografia econômica política, teoria da regulação, neoliberalização, geografia do trabalho e variegação do capitalismo. Confira:

Já na segunda parte, os temas abordados são: capitalismo de plataforma, Karl Polanyi, marketization, urbanismo de austeridade e desenvolvimento desigual e combinado.

Veja também:

A edição nº 42 da Revista Eletrônica e-metropolis trouxe uma entrevista com Jamie Peck sobre o tema “Neoliberalismo realmente existente, estruturas de poder e ação política“. Na oportunidade, Peck falou sobre a influência da cultura teórica flexível e não-dogmática da geografia crítica sobre o seu pensamento, que se destacou por abordar o tema do neoliberalismo a partir de um forte compromisso com o trabalho empírico.