Guia de ventos | por Ticiane Ribeiro

Guia de ventos

Guia de ventos | por Ticiane Ribeiro

E como no filme “A Ostra e o Vento”, é ele, o vento, que protagoniza essa análise urbana realizada no bairro Humaitá, do Rio de Janeiro, pela arquiteta e urbanista Ticianne Ribeiro. A aventura de buscar elementos que compõem a subjetividade da cidade foi proposta pelo professor Robert Pechman aos alunos de especialização do IPPUR. A sugestão é que saíssem às ruas e vivessem a aventura da cidade.

No ensaio, Ticianne mostra que o vento, muitas vezes, passa despercebido em meio à turbulência da cidade. Outras tantas ele assume novas formas, chegando até a se fazer presente sem estar presente, a existir só como imagem criada como estratégica de marketing.

“Na pretensão quase impossível de capturar a interação do vento com a cidade, me permiti rabiscar o que observei pelas ruas do bairro. Para minha surpresa, mesmo em um bairro tão pequeno, como o Humaitá, esse elemento que eu pouco notava se fez presente de diversas formas. Na solidão da cidade, podemos a qualquer instante parar e apreciar a companhia do vento”, explica a autora.

Veja o ensaio “Guia de ventos” na edição nº 07 da e-metropolis.

 

Tags: ,