Homenagem a José Luis Coraggio durante o IV Congreso Latinoamericano de Estudios Urbanos

Diretor acadêmico do mestrado em Economia Social da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), o economista argentino José Luis Coraggio foi homenageado durante o IV Congreso Latinoamericano de Estudios Urbanos, que ocorreu na Argentina, na última semana. O coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participou do evento.

O homenageado é professor emérito da UNGS, onde foi reitor entre 1998 e 2002. Possui longa experiência como pesquisador e professor em universidades, governos e ONGs na Argentina, Equador, México e Nicarágua, além de ser o fundador da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Economia Social e Solidária (RILESS).

Coraggio também é um dos autores do livro “Economía de las ciudades de América Latina hoy“, cujo primeiro volume apresenta um amplo arco crítico no campo dos estudos urbanos. A obra foi apresentada em dezembro do ano passado no Congresso de 20 anos do Observatório das Metrópoles, realizado no Rio de Janeiro. Segundo a professora Ruth Muñoz, que fez o discurso de homenagem para Coraggio e também é uma das autoras do livro, a publicação é guiada pelo entendimento das dramáticas consequências que a teoria economia neoclássica, materializada em políticas e práticas, produz nas sociedades e ecossistemas de nossa região.

Segundo Muñoz: “A ideia era ter um material teórico que criticasse o mainstream da economia urbana e a chamada “nova geografia econômica”, a partir de um amplo arco com espaço para a heterodoxia da economia, o marxismo, as contribuições indígenas, ecológicas e feministas; e para encarar a recuperação da visão sistêmica da cidade (…) O que fazemos é tentar aplicar a perspectiva da economia social a alguns problemas urbanos e, também, dar uma imagem empírica de nossas cidades“. Além de Coraggio e Muñoz, também contribuíram no livro: María Cristina Cravino, Samuel Jaramillo, Natalia Quiroga Díaz, Walter Alberto Pengue, Verónica Gago, María Laura Silveira, Emilio Pradilla Cobos, Eduardo Kingman Garcés, Víctor Ramiro Fernández, Lucas Gabriel Cardozo, Víctor Bretón e Patricio Narodowski.

A obra está disponível para download: CLIQUE AQUI.

 

 

Tags: , , , , , ,