I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH

O Núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles divulga chamada de propostas de atividades para a programação aberta do I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH, com o tema mobilidade urbana. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, na Escola de Arquitetura da UFMG e conta com uma programação composta por atividades simultâneas, incluindo apresentações de trabalhos, oficinas, palestras, debates, exposições e intervenções artísticas.

O evento pretende reunir movimentos sociais, coletivos metropolitanos, pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos e demais interessados no tema da mobilidade, entendida aqui como condição imprescindível para o acesso pleno à vida cotidiana da metrópole, à participação cidadã e ao direito à cidade.

As atividades propostas devem expor experiências e intervenções acerca do universo da mobilidade urbana nas suas mais diversas expressões – técnica, política, cultural, ativista, dentre outras. Também serão aceitas iniciativas ligadas a temas correlatos, como planejamento metropolitano, meio ambiente, saúde, gênero e outros, além de expressões artísticas e culturais.

Para mais informações acesse o edital AQUI.

CAMPOS TEMÁTICOS

O Fórum pretende acolher temas e iniciativas variados, em diversas escalas do território metropolitano, a partir de quatro grandes campos temáticos:

1. Vida cotidiana e mobilidade urbana:  como a mobilidade impacta o cidadão no seu cotidiano e seu ir-e-vir pela cidade (relatos, casos…) | quais estratégias as pessoas desenvolvem para resolver o problema da mobilidade? (insurgências, caronas, transporte alternativo, aplicativos de mobilidade) | mobilidade e gênero: como diminuir a inequidade de gênero) | outros temas afins.

2. O urbano metropolitano e a mobilidade: relações entre estruturação do território, planejamento urbano e metropolitano e seus reflexos nos deslocamentos pela metrópole | a financeirização e a mercantilização da cidade e seus impactos na mobilidade | a produção do espaço dependente do automóvel e dos transportes motorizados | outros temas afins.

3. A mobilidade e suas técnicas: gestão, infraestrutura e modos de transporte | processos de planejamento e suas instâncias de participação | a lógica de financiamento de estruturas e de custos como fator de reforço a processos de exclusão | o custo da mobilidade e aspectos econômicos a partir dela | outros temas afins.

4. A luta pelo direito à mobilidade: organização, participação, resistências e protestos: mobilização das demandas cidadãs sobre a mobilidade | a luta e disputa pelos modos ativos de transporte | outros temas afins.

DATAS IMPORTANTES

Prazo final para submissão de propostas: 15 de agosto de 2018

Resultado da avaliação de propostas: 30 de setembro de 2018

Prazo final para inscrição no evento: 8 de novembro de 2018

Realização do evento: 09 e 10 de novembro de 2018

Para mais informações, acesse o site do I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH.

https://www.even3.com.br/iforummetropolitanormbh

 

Tags: , , ,

 

Mais Posts em Chamadas