Desde agosto, o Laboratório de Estudos Políticos e Pesquisas da Metrópole (LEPPEM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem promovido o Seminário “Agendas e Desafios do Brasil Contemporâneo”. O LEPEM é coordenado por Nelson Rojas de Carvalho, cientista político vinculado ao Departamento de História do Instituto Multidisciplinar (DH/IM/UFRRJ) e pesquisador do Observatório das Metrópoles.

O objetivo do evento é promover diálogos sobre temas importantes para a reflexão sobre os rumos do país. As atividades estão ocorrendo virtualmente e vão se estender até dezembro deste ano. É possível acompanhar as transmissões através do canal do LEPPEM/UFRRJ no YouTube e da página no Facebook.

Em outubro, a programação conta com duas mesas temáticas. A que ocorre no dia 15, intitulada “Ruas insurgentes e movimentos sociais no Brasil contemporâneo” terá mediação de Humberto Meza, pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles. Já a segunda mesa (29) terá como tema “O pacto federativo no Brasil” e contará com a participação de Luiz Cesar Ribeiro, coordenador da rede, e mediação de Maria do Livramento Clementino, coordenadora do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles.

Até o dia 14 de outubro é possível realizar inscrição para a emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas no site da UFRRJ (clique aqui). Qualquer dúvida, o e-mail para contato é leppem.ufrrj@gmail.com.