IESP/UERJ — Homenagem a Luiz Antônio Machado

Nos próximos dias 22 e 23 de março, o IESP-UERJ organizará uma homenagem a Luiz Antonio Machado da Silva, professor do instituto com uma longa trajetória de estudos sociológicos sobre a cidade, moradia, economia e violência. As mesas de debate começarão em ambos os dias às 15h.

O professor Luiz Antonio Machado da Silva é membro da Rede INCT Observatório das Metrópoles. Atualmente é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Machado foi Coordenador Executivo do UrbanData/Brasil entre 2006 e 2013. É membro do NECVU (Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Violência, IFCS/UFRJ), e líder do CEVIS (Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade).

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, sociabilidade, violência, cidadania e informalidade.

Seus últimos livros, são a coletânea “Vida sob cerco – violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro” (Faperj/Nova Fronteira, 2008) com resultados de pesquisa coletiva por ele coordenada e “Fazendo a Cidade – trabalho, moradia e vida local entre as classes populares urbanas” (Editorial Mórula, 2016).

Em 2016 foi agraciado com o Prêmio de Excelência Acadêmica em Sociologia Antonio Flavio Pierucci, concedido pela ANPOCS. É bolsista de produtividade do CNPq.

O evento promovido pelo IESP/UERJ contará com a participação do profº Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, vice-coordenador do INCT Observatório das Metrópoles.

Mais informações no site do IESP/UERJ.

 

Tags: , , , ,