Com o objetivo de rediscutir a agenda urbana nacional frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana, agravada pelo abandono e descaso do governo federal, e participar da necessária construção social de um projeto para as cidades do Brasil, a rede BrCidades realiza, de 10 a 19 de setembro, o III Fórum Nacional BrCidades.

O encontro, virtual, reunirá integrantes dos Núcleos do BrCidades de 17 estados do país, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, de igualdade racial, de jovens, entre outros, para pensar e propor caminhos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis.

A primeira edição do Fórum Nacional BrCidades aconteceu em maio de 2018 e definiu as formas de organização local (Núcleos) e nacional da rede. O II Fórum Nacional BrCidades, realizado em 2019, em São Paulo, resultou na Agenda Urbana Nacional, construída coletivamente com a participação dos Núcleos de 17 estados, entidades parceiras, movimentos sociais, ONGs, Defensorias Públicas e integrantes do Ministério Público de vários Estados da Federação.

O III Fórum Nacional BrCidades tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Transmissão

Construído coletivamente a partir de atividades preparatórias realizadas pelos Núcleos BrCidades, assim como entidades e instituições parceiras, a programação do III Fórum Nacional inclui atividades abertas ao público, com mesas, oficinas e palestras, visando mobilizar grupos, organizações e forças sociais. É possível acompanhar a programação pelo canal do YouTube do BrCidades.

Programação

O III Fórum Nacional BrCidades começa na sexta-feira, dia 10, às 18h, com a mesa de abertura Construção coletiva: cidades com justiça, democracia e sustentabilidade” e participação de Douglas Belchior (Uneafro), Luana Alves (CAUS/Rede COPPA) e Ermínia Maricato (BrCidades). Confira a programação completa no site.