A importância das Cidades Digitais

Como as novas tecnologias atuam nos grandes centros e de que maneira elas influenciam a gestão urbana são algumas das questões que compõem o tema Cidades Digitais, um dos oito eixos que integram parte da 2ª Conferência Internacional das Cidades Inovadoras – Cici 2011, que se realiza em Curitiba (PR) de 17 a 20 de maio.

Pensando a cidade digital é o painel de destaque deste tema, apresentado por Alessandro Aurigi, professor responsável pelo curso de Design Urbano da Escola de Arquitetura, Design e Meio Ambiente da Universidade de Plymouth, no Reino Unido. Aurigi explica que uma cidade digital tem o poder de democratizar o acesso à informação a todas as classes sociais, sem distinção, e ressalta que o acesso à internet é um fator de sustentabilidade social.
O especialista conta ainda que para um centro urbano ser uma Cidade Digital é preciso investir em softwares, em tecnologia da informação e em infraestrutura. “Mas essas são peças de um conjunto que envolve, também, fatores não digitais. É preciso planejar uma estratégia e montar uma equipe de direção, do contrário, todo investimento pode não ser eficiente” ressalta Aurigi.
Benefícios – Cidade Digital é um conceito que tem se tornado comum entre os municípios que pretendem expandir seus índices de desenvolvimento. De acordo com o presidente da Telebrás, Rogério Santana, o Brasil planeja ter, até 2014, ano de Copa do Mundo, 500 cidades digitais. Hoje, esse número é de 122 municípios.

No Paraná, algumas cidades já usufruem dos benefícios da conexão gratuita com 100% de sinal disponível. São elas: Pitangueiras; Nova Aurora; Piraí do Sul; Assai; Cascavel; Engenheiro Beltrão; Chopinzinho; Ortigueira; Boa Esperança e Araruna. Além dessas, Palotina, Toledo, Pinhais, Guaira, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais já têm sinal wi-fi na adminsitração pública e trabalham para o acesso livre em toda área urbana. Santanna destaca ainda que a cada 10% de aumento da banda larga no País, por exemplo, o PIB  apresenta um crescimento médio de 1,4%.

Além de Aurigi, a Cici 2011 tem a participação de outros grandes nomes para debater a importância das Cidades Digitais no atual cenário urbano. Yan Vergara, diretor do projeto Medelín Digital, falará sobre a construção das cidades digitais. Além dele, Sílvio Meira, pesquisador brasileiro da área de Engenharia de Software, participa do tema Soluções e conteúdos para as cidades digitais.

Confira a programação do evento no site www.cici2011.com.br.

(Jornal da Ciência/Ascom Cici)

 

Escrito por Observatório|Última atualização Qua, 30 de Março de 2011 17:52

 

Tags: , , ,