Skip to main content

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que sedia o Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, celebrou, na última quinta-feira (6), cinco décadas de produção de conhecimento e contribuição ao desenvolvimento do Espírito Santo. A comemoração foi marcada pelo lançamento do livro “50 anos Instituto Jones dos Santos Neves – Produzindo conhecimento científico e inovação para o aprimoramento das políticas públicas”, que revisita a história da instituição e destaca sua relevância na formulação e qualificação das políticas públicas capixabas.

A publicação comemorativa, organizada por Pablo Lira, Katia Cesconeto e Stefhani Paiva Lima, está organizada em cinco partes, cada uma dedicada a uma década dessa história. O livro reúne 21 artigos assinados por ex-diretores e colaboradores que ajudaram a construir o Instituto, abordando desde o apoio ao planejamento municipal em seus primeiros anos até a consolidação de sua atuação em monitoramento, avaliação de políticas públicas e inovação tecnológica na atualidade.

Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, que também coordena o Núcleo Vitória, o lançamento marca um momento histórico para a instituição:

“Ao longo de cinco décadas, o Instituto se consolidou como referência nacional na análise de dados socioeconômicos, estudos territoriais e monitoramento de políticas públicas. Sua produção técnica tem sido fundamental para orientar decisões estratégicas e qualificar ações governamentais”, afirmou.

Durante a celebração, também foi lançado o Relatório do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP), que apresenta os avanços obtidos ao longo dos oito anos de implementação do sistema na gestão pública estadual.

O Jubileu de Ouro do IJSN ocorre em um contexto de avanços estruturantes para o Espírito Santo, impulsionados por planejamento responsável e inovação. Com o olhar voltado ao futuro, o Instituto reafirma seu compromisso em ampliar o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e novos modelos analíticos, para fortalecer sua capacidade de leitura territorial, projeção de cenários e avaliação de políticas públicas.

Acesse as publicações: