Skip to main content

A Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Moradia (Rede Ulacav), da qual faz parte o Laboratório de Habitação Habitat e Cidadania (LabHabitat) vinculado ao Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ganhou o Bronze no Prêmio Mundial de Habitat, organizado pela World Habitatem parceria com a ONU-Habitat, concorrendo com centenas de projetos e programas inovadores de todo o mundo relacionados à temática. 

O LabHabitat integra o Comitê Diretor desta Rede, em que tem assento a atual coordenadora do Laboratório, a professora Dulce Bentes. Trata-se de um espaço institucional criado a partir de 2009, visando nuclear atividades de extensão e pesquisa aplicada, com ênfase em habitação de interesse social e questões socioambientais, contribuindo para a afirmação dos princípios de interdisciplinaridade e de indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, além de iluminar as visões sobre a diversidade de saberes formais e informais, científicos e tradicionais; 

A Rede ULACAV, fundada desde 1995, conta hoje com 65 grupos acadêmicos, que abrangem várias disciplinas das ciências sociais e aplicadas, de oito países latino-americanos. Somente no período 2017-2021, os projetos extensionistas dos grupos formativos membros da Rede Ulacav, envolveram 14.764 alunos abrangendo 1.278 comunidades onde vivem 783,2 mil pessoas e onde atuam 490 órgãos públicos.

A premiação é organizada pela World Habitat em parceria com a ONU-Habitat. Foto: Rede Ulavac/Cedida.

EVENTO - A Rede Ulacav também organizou 28 encontros anuais consecutivos. O seu 29º Encontro será realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, de 26 a 30 de setembro de 2023. O encontro, que vai reunir grupos acadêmicos do Brasil e da América Latina integrantes da Red Ulacav, tem como público-alvo toda comunidade acadêmica, parceiros da sociedade civil e do poder público.  

O anfitrião será o Laboratório de Habitação Habitat e Cidadania (LabHabitat – DARQ/PPGAU/UFRN), em articulação interna com Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles, Instituto de Políticas Públicas/Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais e como co-executor externo o Grupo Formativo denominado Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (CIAPA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (PPDU/UFPE).


*Com informações da AGECOM/UFRN.