Ocorre hoje, dia 14 de maio, o lançamento da plataforma E-BUS RADAR que visa mostrar quais cidades da América Latina possuem ônibus elétricos e a quantidade de emissões de CO2 evitadas através desses veículos.

A iniciativa envolve diversas instituições reconhecidas pelo seu trabalho na área de clima, mobilidade e qualidade de vida. O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é responsável pelo desenvolvimento da plataforma e conta com a parceria do Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator (ZEBRA), co-liderada pela C40 Cities (C40) e pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O projeto também conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Segundo os responsáveis, os objetivos da plataforma são: (1) monitorar e georreferenciar as frotas de ônibus elétricos em operação; (2) promover a transparência de dados; e (3) quantificar as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos.

Por que ônibus elétricos?

Os ônibus são o meio principal de mobilidade urbana para milhões de cidadãos na América Latina. No entanto, esses veículos ainda são movidos majoritariamente a diesel, uma tecnologia obsoleta e altamente poluente. A ampliação da frota de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é chave para o futuro local e do planeta. A E-BUS RADAR tem importante papel para a transparência de dados, monitoramento e divulgação dos ônibus elétricos.

A plataforma E-BUS RADAR apoia os governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas promovendo os ônibus elétricos como excelente solução para viabilizar áreas urbanas mais limpas e saudáveis.

Confira os dados:

Os dados do E-BUS RADAR são referentes aos sistemas em funcionamento em abril de 2020 nas cidades latino-americanas que já contavam ônibus elétricos em sua frota urbana. À medida que as frotas ônibus zero emissões da região forem crescendo, a plataforma será atualizada e novas cidades serão adicionadas.

E-BUS RADAR é uma plataforma colaborativa; se você reparar alguma informação faltando ou algum equívoco, ou mesmo para tirar qualquer outra dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@ebusradar.org.