Lançamento do livro “Cidade e Metrópole – Coleção Arquitetura e Cidade Volume 1”

Durante o II ARQ CIDADE – Congresso Internacional de Arquitetura e Cidade e X Coletânea Arq Urb, ocorreu o lançamento do livro “Cidade e Metrópole – Coleção Arquitetura e Cidade Volume 1”, organizado por Ana Paula Rabello Lyra, Gilton Luis Ferreira, Giovanilton Andre Carreta Ferreira e Pablo Silva Lira, e editado pela Editora Letra Capital.

A publicação é fruto da parceria entre a Universidade Vila Velha (UVV) e o Observatório das Metrópoles Núcleo Vitória, sendo desenvolvida com base nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade (PPGAC-UVV) que visam a reflexão do processo de projeto na formação multidisciplinar do arquiteto e urbanista e de profissionais de áreas afins, enfatizando uma abordagem ampla e simbiótica entre a Arquitetura e a Cidade. Nesse sentido, o livro apresenta uma abordagem interdisciplinar e com sistemas interpretativos distintos, a fim de realizar leituras variadas da cidade e da metrópole, mais especificamente da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Autores no lançamento do livro durante o II ARQ CIDADE.

Composto por duas partes, na primeira (Parte I – Cidades) estão reunidos artigos de docentes, discentes e pesquisadores do PPGAC-UVV. Os textos são oriundos dos trabalhos desenvolvidos no programa, que abordam aspectos das suas duas linhas de pesquisa: “Gestão e Desempenho do Projeto de Arquitetura e Urbanismo” e “Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo”.

Já na segunda (Parte II – Metrópole) são apresentados os trabalhos oriundos do seminário “Novos olhares para o planejamento metropolitano da Grande Vitória”¹, realizado em 2017 na Universidade Vila Velha (UVV) e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com o intuito de debater as possibilidades e desafios do planejamento metropolitano pós-aprovação do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), o evento ocorreu no momento de elaboração, na Grande Vitória, do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e reuniu grupos de pesquisa, pesquisadores e agentes públicos cujos debates foram sistematizados nos artigos apresentados neste livro.

A versão digital do livro está disponível para compra no Google Play e é possível ler gratuitamente alguns trechos (clique aqui).

Confira a lista de artigos que compõem a publicação:

PARTE I

  • Sobre o moderno e o sustentável – reflexões sobre a interface cidade e meio ambiente na Modernidade, de Fabiana Venturim Barradas e Teresa Da Silva Rosa.
  • Uso de indicadores de sustentabilidade na identificação de problemas urbanos, de Jéssyca Boynard Sarcinelli, Jordana Bernabé Coelho e Érica Coelho Pagel.
  • Vitalidade Urbana no entorno dos Complexos Habitacionais do bairro Praia das Gaivotas, Vila Velha-ES, de Fernanda Rozo Maranhão, Larissa Letícia Andara Ramos e Iolanda Possamai da Luz.
  • As unidades de conservação e as problemáticas urbanas: o caso do Parque da Manteigueira, de Aline Azevedo, Teresa Rosa e Simone Neiva.
  • Parques Urbanos na Cidade Contemporânea, de Ana Paula Rabello Lyra e Raquel Corrêa Mesquita.
  • A qualidade da inserção urbana de edifícios multifamiliares no município da Serra/ES, de Cynthia Marconsini Loureiro Santos, Liziane de Oliveira Jorge e Livia Carolina Tavares Lacerda Dariva.
  • Mobilidade Urbana Sustentável e o Uso de Bicicletas, de Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos e Victor Ennio Villela da Costa.
  • Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana: Projetos Cicloviários, de Wellington Luiz de Azevedo, Roberta de Freitas Paulo Rampazzo e Flávia Nico Vasconcelos.
  • Espaços terciários varejistas antes da Primeira Revolução Urbana Moderna, de Yasmim Bolzan Marinho e Melissa Ramos da Silva Oliveira.

PARTE II

  • História Urbana: contribuições do fazer historiográfico para a leitura e análise da metrópole, de Gilton Luis Ferreira, Giovanilton André Carretta Ferreira e Tânia Maria de Araújo.
  • Mobilidade espacial da população e planejamento: considerações sobre a Região Metropolitana da Grande Vitória, de Ednelson Mariano Dota e Francismar Cunha Ferreira.
  • Paisagens do Latifúndio na Região Metropolitana da Grande Vitória, de Cláudio Luiz Zanotelli e Francismar Cunha Ferreira.
  • Planos Diretores Municipais e o Estudo Integrado de Uso e Ocupação do Solo e Circulação Urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, de Giovanilton André Carretta Ferreira, Gilton Luis Ferreira e Pollyana Martins Rodrigues.
  • Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória, de Letícia Tabachi Silva e Bruno Casotti.
  • O planejamento ambiental como elemento estruturador do ordenamento territorial, de André Luiz Nascentes Coelho, André Luís Demuner Ramos e Giovanilton André Carretta Ferreira.
  • Passos de Anchieta: a paisagem do litoral sul da metrópole em expansão, de Giovani Bonadiman Goltara e Eneida Maria de Souza Mendonça.
  • A Grande Vitória das Águas: possibilidades de um sistema hidroviário metropolitano, de Karlos F. da Vitória Rupf.
  • Estudo sobre a violência e os aspectos sociespacial no município polo da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), de Pablo Lira e Adorisio Leal Andrade.

———————————————-

¹ Seminário organizado pelo Grupo de Pesquisa Cidades e Políticas Urbanas da Universidade Vila Velha (UVV) e pelo Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios (LABURP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 

Tags: , , , , ,