Livro — Como NÃO fazer uma tese

O professor Clovis Ultramari, do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, promove o lançamento do seu livro “Como NÃO fazer uma tese”, lançado durante o evento acadêmico “Escrever, Escrever, escrever” que contou com a participação dos professores Carlos Hardt (Gestão Urbana da PUCPR); Jelson Oliveira (filosofia, da PUCPR); José Carlos Fernandes (Comunicação da UFPR); Marcella Lopes Guimarães (História, da UFPR); e Rodrigo José Firmino (Gestão Urbana, da PUCPR).

Os capítulos do livro Como não fazer uma tese escrutinam as principais fases da elaboração de uma tese. Clovis Ultramari escreve-o com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma grande riqueza de campos de conhecimentos diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 3. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou de diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho de pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles.

O estilo que Clovis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, propositadamente cínico. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um fardo de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo muito útil. Vale conferir (e se divertir)!

Título: Como NÃO fazer uma tese, de Clovis Ultramari.

Editoras: PUCPRess, EDUEP, Livraria da Física, 2016, 156 páginas.

Onde comprar: Loja da Editora Champagnat, campus Curitiba da PUCPR ou online: http://www.livrariacultura.com.br/

 

Última modificação em 23-02-2017 15:21:39

 

Tags: ,