Via Ascom UFRN

O Observatório das Metrópoles Núcleo Natal, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participa de acordo de cooperação firmado entre a universidade e a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan). O acordo prevê o desenvolvimento de ações de mútuo interesse no âmbito do projeto de extensão “Fóruns de Imersão Local: questão metropolitana e desenvolvimento urbano a partir do Estatuto da Metrópole”.

Através de eventos acadêmicos, científicos e culturais, além do intercâmbio de informações e publicações, a parceria tem por objetivo “realizar ações voltadas a ampliar o nível de conhecimento dos gestores municipais, sobretudo os gestores de municípios metropolitanos, em relação ao principal instrumento da gestão pública – o Plano Plurianual [PPA]”, conforme detalha o Plano de Trabalho.

Coordenado pela pesquisadora do Núcleo Natal, professora Lindijane Almeida (DPP/UFRN), o projeto de extensão é desenvolvido pela instituição desde 2018 junto aos municípios, que têm acesso a pesquisas e estudos sobre governança metropolitana no Brasil, com base no Estatuto da Metrópole. Neste ano, os gestores receberão auxílio no processo de elaboração dos PPAs, a partir de discussões com representantes da gestão pública e da sociedade civil sobre diferentes temáticas. O trabalho será desenvolvido a partir de oficinas, workshops e fóruns virtuais.

Lançamento de e-book e mesa virtual

Também no âmbito do projeto de extensão, ocorreu no dia 22 de junho o lançamento do e-book “De olho na metrópole Natal: conheça a Região Metropolitana de Natal” e a II Mesa virtual “As Infovias e a Questão Metropolitana à Luz dos PPAs Municipais”, com a participação de Ângela Paiva (Assessora Especial da Reitoria/UFRN) e Sergio Fialho (Diretor geral do Núcleo de Redes Avançadas/UFRN).

O evento contou com a presença de 46 pessoas entre atores políticos, sociais, pesquisadores da temática e gestores públicos municipais e estaduais da Região Metropolitana de Natal (RMN) debatendo a temática das infovias no contexto metropolitanos a partir de ações nos Planos Plurianuais dos municípios da RMN.

O e-book, disponível em nossa Biblioteca Digital, expressa a compreensão e a preocupação com o planejamento e a gestão da RMN dada a constatação dos estudos, realizados pelos pesquisadores do núcleo, a respeito da necessidade de que os problemas e os desafios da região sejam conhecidos por gestores públicos e pela sociedade. Organizado por Lindijane Almeida, Terezinha Barros, Raquel Silveira e Fabiano Soares, a obra contribui com o fornecimento de informações atuais sobre a RMN e seus impasses atuais.