Com o objetivo de discutir o plano estratégico de desenvolvimento para a Região Metropolitana de Natal (RMN), ocorreu no dia 27 de fevereiro uma reunião na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan).

Dentre os presentes estavam Maria do Livramento Clementino, coordenadora do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles, e Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, pesquisador do núcleo. Junto com os pró-reitores de extensão da UFRN e membros do governo estadual (Seplan), Maria do Livramento e Alexsandro farão parte do grupo de trabalho que executará o projeto.

Foto: Cícero Oliveira.

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), em parceria com o Observatório das Metrópoles Núcleo Natal, também promoverá o Seminário Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, nos dias 18 e 19 de março. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas (clique aqui).

O objetivo do seminário é debater o planejamento nos dez Territórios da Cidadania, formatados durante a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2020-2023) do Governo do Estado. “Queremos elaborar uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável e novos entendimentos sobre a Região Metropolitana de Natal visualizando a formação de Aglomerados Urbanos nas regiões do Estado através da integração, do planejamento e da execução de funções públicas de interesse comum”, declarou o titular da Seplan, Aldemir Freire.

Confira a programação:

ABERTURA DO SEMINÁRIO – 18 de março de 2020 (quarta-feira) – 14 às 17:00

  • Conferência. Tema: “A Agenda Metropolitana Federal nos 5 anos do Estatuto da Metrópole”.
    • Conferencista: João Mendes da Rocha Neto (Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano – DDRU na Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional)
    • Coordenador: João Emanuel Evangelista de Oliveira (Diretor da Escola de Governo do RN)
    • Debatedor: Jose Aldemir Freire (Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do RN – SEPLAN)

MESA – 19 de março de 2020 (quinta-feira) – 14 às 17:00

  • Coordenador: Jan Varela (Coordenador Região Metropolitana de Natal – CRMN)
  • Palestrante: Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN/Departamento de Políticas Públicas/Observatório das Metrópoles Núcleo Natal)
    • Tema da Palestra: “O poder das escalas no planejamento e na governança dos territórios”.
  • Palestrante: Jane Roberta de Assis Barbosa (UFRN/Departamento de Geografia/Laproter)
    • Tema da Palestra: “Geografia e Planejamento do território: elementos para pensar regionalizações para o Rio Grande do Norte”.
  • Debatedores: George Câmara (Secretário Adjunto de Administração do Governo do RN), Gilton Sampaio de Souza (Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN), José Leonardo Cassimiro de Araújo (Presidente da Federação dos Municípios do RN – FEMURN) e Hermano Morais (membro do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Natal – CDMN)

O evento conta com a parceria da Secretaria Estadual de Administração, da Escola de Governo, da Fapern, da Potigás, do programa RN Cidadão, do Observatório da Metrópole Núcleo Natal (UFRN) e da Laproter (UFRN).