Skip to main content

A pesquisadora do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles e diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Latussa Laranja, participou da Cumbre Internacional Del Hábitat de América Latina Y El Caribe. Organizado pela ONU-Habitat, em parceria com a Universidade de Guadalajara (México), o encontro reuniu, entre os dias 22 e 24 de agosto, especialistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir os desafios urbanos e ambientais ao redor do mundo, em especial na América Latina.

Em painel virtual que discutiu os desafios do planejamento metropolitano no Brasil, Latussa Laranja, que é doutora em Planejamento Urbano e Regional, falou sobre os avanços obtidos na Região Metropolitana da Grande Vitória, além da participação das agendas globais nesse processo e os impactos causados pela pandemia. A mesa reuniu ainda pesquisadores e gestores de agências de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas.

Ela ressaltou a importância das pesquisas lideradas pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no apoio ao desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. Exemplo disso foi a construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDUI-RMGV), que serviu de base para a implantação e integração de diversas políticas públicas ligadas à ordenação do território, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento econômico dos municípios que a compõe.

Latussa destacou ainda como fundamentais à gestão da RMGV a participação do IJSN nas redes de pesquisas e de cooperação técnica sobre a questão metropolitana, como o Observatório das Metrópoles, o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) e a Governança Metropolitana no Brasil, coordenada pelo IPEA.

Ao final, a pesquisadora apontou a necessidade de o planejamento buscar o desenvolvimento regional descentralizado integrado às metrópoles, citando como exemplo o Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES), que busca promover o crescimento, de forma equitativa, em todo território capixaba.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br